Início » Restrições Alimentares – Modismos ou verdade?

Restrições Alimentares – Modismos ou verdade?

por Andrea Alves
Restrições Alimentares – Modismos ou verdade?

O que é moda e o que realmente afeta a saúde

Nas últimas décadas houve uma febre das dietas “saudáveis”.Nos anos 80 a gordura era considerada algo ruim em todos os sentidos. Depois foram os carboidratos, dando origem aos produtos light. Nos anos 90 foi a vez dos ovos e da proteína animal e hoje os vilões da vez são a lactose e o glúten.

Mas será que estas “tendências alimentares” não são perigosas para o corpo? Em tempos de tecnologia e das redes sociais, as pessoas recebem tanta informação que não sabem no que acreditar. Vejamos: a gordura, na quantidade adequada, faz bem e tem a sua função no organismo. Já os carboidratos complexos, aqueles dos grão integrais – que não são os mesmos do salgadinho industrializado – são uma rica e essencial fonte de energia. E a proteína,animal ou não, em quantidades moderadas, é vital para a nossa sobrevivência.

O glúten é uma proteína encontrada no trigo e em outros grãos, que confere ao pão, por exemplo, a sua textura. Todo trigo contém glúten,inclusive aquele para quibe, cevada e centeio.

Mas de acordo com especialistas, a única restrição ao glúten é para aqueles com sensibilidade a ele, uma intolerância conhecida como doença celíaca, que impede a absorção adequada do ferro. Ou quando o glúten está associado com inflamações crônicas; o que somente um médico pode diagnosticar,por meio de exames.

Já o leite divide opiniões mesmo entre os profissionais. Não se pode negar que é uma fonte de vitaminas, sais minerais, cálcio e proteínas.Mas para algumas pessoas o seu consumo deve ser parcialmente ou completamente restrito, devido a disfunções como problemas gástricos, intolerância à lactose,hipersensibilidade às proteínas do leite de vaca e às aminas biogênicas. De novo, é essencial consultar um médico, que vai determinar o nível da restrição,se há a necessidade da suplementação de cálcio e o que deve ser feito em casa caso.

Portanto, relaxe. Não faça da alimentação uma cartilha a ser seguida e fique atento à próxima ditadura da moda alimentar. Vale relembrar as lições básicas das aulas de biologia.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais