Início » Vitamina D – A Vitamina do Sol

Vitamina D – A Vitamina do Sol

por Andrea Alves
VITAMINA D – A VITAMINA DO SOL

Saiba qual a Importância para a sua Saúde

Como Adquirir a Vitamina em Tempos de Quarentena

Muito importante para o ser humano, essa vitamina ajuda na manutenção de cálcio e fósforo no sangue, sendo essencial para a saúde dos ossos. Natália Barros, nutricionista com especialização em Nutrição Humana e Metabolismo (Stanford University, Estados Unidos), afirma que essa é a sua principal função. “Mas ela apresenta outras, como modulação do crescimento celular, da função neuromuscular, imunológica e controle da inflamação. Recentemente mais estudos mostram a relevância da vitamina D na manutenção do peso corporal, redução de depressão e controle de doenças.”

A dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Dra. Juliana Toma, concorda. “A vitamina D pode proteger contra uma variedade de doenças, como o diabetes tipo 1. Sua suficiência evita o raquitismo em crianças e a osteomalácia (enfraquecimento dos ossos) em adultos. Junto com o cálcio ela ajuda a prevenir a osteoporose nos idosos.  A vitamina D também ajuda a dormir melhor e a reduzir o estresse. Nessa quarentena o nosso organismo precisa ainda mais dela.”

A principal forma de sintetizar essa vitamina é pela exposição ao sol. Em tempos de pandemia, no entanto, pode não ser tão fácil tomar banhos de sol com a mesma regularidade de antes. Mas não adianta. “É necessário expor uma quantidade suficiente de pele para manter o nível de vitamina D no sangue”, afirma Dra. Juliana. “Vestir uma blusa e shorts por 10 a 30 minutos é suficiente para pessoas de pele mais clara. Já as com pele mais escura podem precisar de mais tempo.”

A dica de Natália é fazer caminhadas sob luz solar. “E se estiver trabalhando em home office tente mudar a sua estação de trabalho para perto de uma janela.”

Alimentos Fontes de Vitamina D

Apesar da síntese cutânea pelo sol ser mais significativa do que a relacionada à ingestão alimentar, há alimentos que são fontes de vitamina D, como:

  • Óleos de fígado de peixes; peixes como salmão, atum e sardinha.
  • Alimentos derivados do leite, laticínios fortificados (manteiga, queijos gordurosos, ovos). “O leite contém lactose, vitamina D e cálcio. A absorção de cálcio é otimizada com a combinação de lactose presente no leite.”, diz a Dra. Juliana.

Suplementação

Dra. Juliana explica que os suplementos de vitamina D (D2 e D3) são vendidos variando de 200 a 1000 UI (unidade internacional). A quantidade ideal dependerá das necessidades de cada pessoa.

“Com base em estudos um comitê do Instituto de Medicina concluiu que as pessoas necessitam de reposição de vitamina D nas concentrações séricas (indicador do status de vitamina D) de 25 OH, abaixo de 30 nmol/L. Mas ainda não há um consenso sobre isso.[1]

“A suplementação deve ser feita de maneira cautelosa e com acompanhamento. Converse com o seu médico ou nutricionista sobre isso”, lembra Natália.

E quando se trata da proteção à COVID-19? A vitamina D tem algum papel em sua prevenção? “Existem evidências de que níveis saudáveis de vitamina D podem ajudar na prevenção de síndromes virais, como resfriados e gripes, porém ainda não há evidências entre vitamina D e prevenção de COVID-19”, diz a Dra. Juliana.

Mas apesar de não haver evidências cientificamente comprovadas, há alguns estudos que sugerem o efeito benéfico da vitamina, como lembra Natália. “Um estudo na Universidade de Turim[2] constatou uma maior deficiência de vitamina D entre os pacientes italianos com diagnóstico positivo para a doença, sugerindo que a vitamina D pode ser uma grande aliada na prevenção de casos de COVID-19“, conclui a nutricionista.

Receita: Salmão ao Molho de Maracujá

Ingredientes:

  • 600 gramas de salmão
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino branca
  • 1 unidade de limão
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Molho:

  • 1 xícara (chá) de suco de maracujá
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sobremesa) de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de mel
  • 1/4 unidade de pimenta dedo-de-moça

Como Fazer:

  • Tempere o salmão com o sal, a pimenta e o suco de limão.
  • Deixe marinando por 30 minutos na geladeira.
  • Em uma frigideira coloque a manteiga e grelhe os filés.
  • Sirva com o molho de maracujá.

Molho:

  • Misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo até engrossar.
  • Retire e sirva sobre o salmão reservado.
  • Polvilhe com sementes de maracujá torradas no forno.

https://cybercook.com.br/receitas/peixes-e-frutos-do-mar/receita-de-salmao-ao-molho-de-maracuja-4127

As vitaminas compõem um exército de antioxidantes. Veja pelo que cada uma é responsável:

https://www.tokiomarine.com.br/vidasaudavel/2019/08/05/frutas-a-farmacia-em-casa/

#fiqueemcasa.  #quarentena


[1] https://www.endocrino.org.br/vitamina-d-novos-valores-de-referencia/

[2] https://veja.abril.com.br/saude/coronavirus-vitamina-d/

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais