Início » Como Desinchar o Corpo e Acabar com a Retenção de Líquido

Como Desinchar o Corpo e Acabar com a Retenção de Líquido

por Andrea Alves

Sódio, comidas gordurosas e bebidas alcoólicas, comuns após os excessos de fim de ano, contribuem para o inchaço. Saiba como eliminá-lo com muita hidratação e alimentação adequada

É comum durante as confraternizações e festas de fim de ano as pessoas exagerarem na comida, na bebida e abandonarem a atividade física. O resultado é o inchaço causado pelo excesso de álcool, pela alta quantidade de sódio nos alimentos e pela baixa hidratação, entre outros fatores.

Clarissa Fischer, Nutricionista

“No período de festas é natural que a gente consuma mais alimentos que não devem ser ingeridos com frequência”, explica a nutricionista Clarissa Gonçalves Fischer. “E tudo bem. Desde que a base de sua alimentação seja boa não há por que se preocupar. É só retomar a alimentação natural e o inchaço vai embora.”

Clarissa alerta, no entanto, que se o problema for constante é preciso investigar as causas procurando orientação profissional. “Observando que há inchaço com frequência é importante investigar, pois pode se tratar de alguma doença que necessita de tratamento médico como problemas circulatórios, renais e cardíacos por exemplo.”

O inchaço é a retenção de líquidos; ou seja, o corpo não consegue eliminar a água, que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no tecido subcutâneo. “As mulheres são mais suscetíveis em função da variação hormonal, podendo perceber desde o aumento da celulite até edema nas pernas, mãos, barriga e até mesmo no rosto.”

De acordo com a nutricionista, depois de descartados os problemas de saúde, a causa é o estilo de vida: maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, consumo de bebida alcoólica e baixa ingestão de água são os principais motivos.

O excesso de sal na comida, alimentos ricos em sódio e gorduras trans e alimentos inflamatórios (fast-food, comidas prontas, biscoitos, salgadinhos embutidos, enlatados e comidas “de pacote” em geral) que são cheios de corantes, conservantes e outros aditivos químicos; doces e carboidratos refinados, assim como refrigerantes também são causadores da retenção de líquidos.

O consumo excessivo desses alimentos aumenta a retenção de líquidos. E alimentos gordurosos em excesso, como frituras, prejudicam a digestão, piorando o inchaço. Já o álcool provoca desidratação, fazendo com que o organismo retenha líquido”, adverte a nutricionista.

Em contrapartida alimentos in natura e minimamente processados (frutas, verduras, leguminosas, oleaginosas, azeite de oliva extra virgem e alimentos integrais) são essenciais para o adequado funcionamento do nosso organismo, como explica Clarissa. “Frutas e verduras possuem agentes fitoquímicos que auxiliam na redução da inflamação. Elas são ricas em vitaminas e minerais e possuem compostos bioativos com capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias. O ideal é consumi-las de forma variada, para suprir as nossas necessidades de micronutrientes.”

Alimentos ricos em potássio, como abacate, melão, laranja, ameixa, folhas verdes, leguminosas, oleaginosas, frutas secas e iogurte natural, entre outros, auxiliam na excreção do sódio e água através da urina.


Dicas para diminuir o inchaço

De acordo com Clarissa o tempo para “desinchar” varia conforme cada organismo. “Mas de uma a duas semanas, com todos os cuidados necessários, certamente dá para observar diferença. Precisamos ajudar o nosso organismo a funcionar bem através de uma alimentação saudável, além de nos hidratarmos adequadamente.”

A nutricionista dá algumas dicas para ajudar no processo:

  • Beba água: a ingestão adequada de água garante a eliminação de toxinas e o bom funcionamento dos órgãos e sistemas, reduzindo a retenção. O ideal é beber pelo menos dois litros de água por dia;
  • Inclua oleaginosas e sementes (de girassol, abóbora, gergelim etc.) na sua salada;
  • Abuse de temperos naturais e reduza o sal no preparo das refeições;
  • Coma de duas a quatro frutas variadas ao dia, incluindo uma cítrica e variando as cores.
  • Coma pelo menos um prato de salada crua variada, cuja base deve ser os folhosos;
  • Inclua verduras quentes na refeição: couve refogada, moranga assada, berinjela gratinada, entre outras;
  • Consuma probióticos. O kefir de água ou de leite é uma ótima opção, mas se não for acessível dá para substituir por iogurte natural;
  • Mexa-se! Qualquer atividade física vai ajudar na eliminação de líquidos e na melhoria da circulação.  Evite ficar muito tempo em pé, sentado e com pernas cruzadas. Eleve as pernas no final do dia.

Você sabia que o Seguro de Vida pode ser um aliado na adoção de um estilo de vida mais saudável?

O Seguro Vida Individual da Tokio Marine dá acesso ao Programa Vida Saudável, um benefício exclusivo que te ajuda a cuidar do seu bem-estar e qualidade de vida, com uma solução 100% digital.

Com ele, você conta com os seguintes atendimentos de teleorientação:

  • Nutricional;
  • Psicológica;
  • Atividade Física;
  • Movimento sem Dor;
  • Sono com Qualidade.

Além de promover um estilo de vida mais saudável, o Seguro Vida Individual da Tokio Marine é um dos produtos mais completos, no qual os segurados dispõem do serviço de telemedicina do Einstein Conecta, além de contar com coberturas para até 25 doenças graves cobertas, diárias de internações, descontos em medicamentos e outros serviços.

1 comente

RITA APARECIDA FERREIRA HENRIQUES 29 de janeiro de 2021 - 22:34

Adorei o artigo. Muito rico em informações .

Responder

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais