Início » Como desinchar e Acabar com a Retenção de Líquido

Como desinchar e Acabar com a Retenção de Líquido

por Andrea Alves
COMO DESINCHAR E ACABAR COM A RETENÇÃO DE LÍQUIDO

Sódio, gorduras e bebidas alcoólicas, comuns após os excessos de fim de ano, contribuem para o inchaço. Saiba como eliminá-lo com muita hidratação e alimentação adequada

É comum durante as festas de fim de ano as pessoas exagerarem na comida, na bebida e abandonarem a atividade física. O resultado é o inchaço causado pelo excesso de álcool, pela alta quantidade de sódio nos alimentos e pela baixa hidratação, entre outros fatores.

“No período de festas é natural que a gente consuma mais alimentos que não devem ser ingeridos com frequência”, explica a nutricionista Clarissa Gonçalves Fischer. “E tudo bem. Desde que a base de sua alimentação seja boa não há por que se preocupar. É só retomar a alimentação natural e o inchaço vai embora.”

Clarissa alerta, no entanto, que se o problema for constante é preciso investigar as causas procurando orientação profissional. “Observando que há inchaço com frequência é importante investigar, pois pode se tratar de alguma doença que necessita de tratamento médico como problemas circulatórios, renais e cardíacos por exemplo.”

O inchaço é a retenção de líquidos; ou seja, o corpo não consegue eliminar a água, que sai dos vasos sanguíneos e se acumula no tecido subcutâneo. “As mulheres são mais suscetíveis em função da variação hormonal, podendo perceber desde o aumento da celulite até edema nas pernas, mãos, barriga e até mesmo no rosto.”

De acordo com a nutricionista, depois de descartados os problemas de saúde, a causa é o estilo de vida: maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo, consumo de bebida alcoólica e baixa ingestão de água são os principais motivos.

O excesso de sal na comida, alimentos ricos em sódio e gorduras trans e alimentos inflamatórios (fast-food, comidas prontas, biscoitos, salgadinhos embutidos, enlatados e comidas “de pacote” em geral) que são cheios de corantes, conservantes e outros aditivos químicos; doces e carboidratos refinados, assim como refrigerantes também são causadores da retenção de líquidos.

“O consumo excessivo desses alimentos aumenta a retenção de líquidos. E alimentos gordurosos em excesso, como frituras, prejudicam a digestão, piorando o inchaço. Já o álcool provoca desidratação, fazendo com que o organismo retenha líquido”, adverte a nutricionista.

 Em contrapartida alimentos in natura e minimamente processados (frutas, verduras, leguminosas, oleaginosas, azeite de oliva extra virgem e alimentos integrais) são essenciais para o adequado funcionamento do nosso organismo, como explica Clarissa. “Frutas e verduras possuem agentes fitoquímicos que auxiliam na redução da inflamação. Elas são ricas em vitaminas e minerais e possuem compostos bioativos com capacidades antioxidantes e anti-inflamatórias. O ideal é consumi-las de forma variada, para suprir as nossas necessidades de micronutrientes.”

E alimentos ricos em potássio, como abacate, melão, laranja, ameixa, folhas verdes, leguminosas, oleaginosas, frutas secas e iogurte natural, entre outros, auxiliam na excreção do sódio e água através da urina.

Dicas para diminuir o Inchaço

De acordo com Clarissa o tempo para “desinchar” varia conforme cada organismo. “Mas de uma a duas semanas, com todos os cuidados necessários, certamente dá para observar diferença. Precisamos ajudar o nosso organismo a funcionar bem através de uma alimentação saudável, além de nos hidratarmos adequadamente.”

A nutricionista dá algumas dicas para ajudar no processo:

  • Beba água: a ingestão adequada de água garante a eliminação de toxinas e o bom funcionamento dos órgãos e sistemas, reduzindo a retenção. O ideal é beber pelo menos dois litros de água por dia.
  • Inclua oleaginosas e sementes (de girassol, abóbora, gergelim etc.) na sua salada.
  • Abuse de temperos naturais e reduza o sal no preparo das refeições. Retire o saleiro da mesa.
  • Coma de duas a quatro frutas variadas ao dia, incluindo uma cítrica e variando as cores.
  • Coma pelo menos um prato de salada crua variada, cuja base deve ser os folhosos.
  • Inclua verduras quentes na refeição: couve refogada, moranga assada, berinjela gratinada etc.
  • Consuma probióticos. O kefir de água ou de leite é uma ótima opção, mas se não for acessível dá para substituir por iogurte natural.
  • Mexa-se! Qualquer atividade física vai ajudar na eliminação de líquidos e na melhoria da circulação.  Evite ficar muito tempo em pé, sentado e com pernas cruzadas. Eleve as pernas no final do dia.

Fonte: Clarissa Fischer

@nutriclarissagfiscer

Receita para desinchar:

Suco Verde

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve
  • Suco de 1 limão
  • Suco de 1 laranja
  • ½ maçã
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1 castanha-do-pará

Preparo: Bata tudo no liquidificador. Evite coar.

1 comente

RITA APARECIDA FERREIRA HENRIQUES 29 de janeiro de 2021 - 22:34

Adorei o artigo. Muito rico em informações .

Responder

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais