Início » Cardápio de Verão: dicas de alimentação durante a estação mais quente do ano

Cardápio de Verão: dicas de alimentação durante a estação mais quente do ano

por Andrea Alves
CARDÁPIO DE VERÃO

Durante a estação os alimentos devem ser leves, refrescantes e nutritivos para fortalecer o organismo. Confira dicas saudáveis e simples:

Praia, piscina, passeios ao ar livre. Sem dúvida o verão é a estação mais convidativa do ano para se gastar energia. Mas é nessa época que o nosso organismo sofre algumas mudanças, como alterações no apetite e sensação de cansaço. As perdas de líquidos e de sais minerais também costumam ser maiores no calor.

Carolina Yamin Abdelnur, nutricionista da clínica Dra. Maria Fernanda Barca e pós-graduada pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein explica que no verão precisamos resfriar o corpo para regular a temperatura. Isso ocorre por meio do suor. “O metabolismo fica mais ‘preguiçoso’ e é comum que tenhamos menos fome e menos vontade de comer alimentos pesados e de difícil digestão”.

Mas é muito importante cuidar da alimentação, pois ficar muitas horas sem comer pode causar fadiga, hipoglicemia, fraqueza, mudanças de humor e até mesmo agravar casos de gastrite. É importante manter o equilíbrio nutricional para que o corpo possa se restabelecer. Veja aqui algumas dicas da nutricionista:

  • Hidratar-se muito!

Beba muita água! “Assim que acordar tome pelo menos 300 ml em jejum. Para manter a temperatura do corpo perdemos muita água pela pele (suor). Para os praticantes de esportes, água de coco e repositores hidroelétricos são boas opções complementares. “

E lembre-se: refrigerantes e bebidas alcoólicas não contam.

  • Consumir alimentos leves e de fácil digestão

Ao mesmo tempo, nutritivos e que forneçam energia. Coma vegetais, folhas e frutas três vezes ao dia. As frutas mais suculentas, como o melão, melancia, abacaxi e laranja contribuem na hidratação.

  • Balancear as refeições

É importante consumir saladas, legumes, carnes magras e frutas.

  • Evitar alimentos pesados

Evite alimentos embutidos e processados. Frituras e alimentos gordurosos dificultam a digestão. Diminua a ingestão de queijos amarelos e troque pela opção fresca.

Sem tempo para a salada? Programe-se

Pode ser difícil aliar a alimentação saudável com a vida corrida, não é mesmo? O segredo pode ser o planejamento. Monte um cardápio e programe um tempo livre para comprar os ingredientes e cozinhar de uma só vez.

  • “Deixar as folhas lavadas é uma opção para garantir a salada fresca todos os dias”, aconselha Carolina. “Lave-as e faça a higienização correta com água e hipoclorito de sódio (na diluição correta em água, de acordo com a instrução do fabricante). Depois escorra a água e coloque em um pote forrado com um pano. Umedeça outro pano ou papel toalha e coloque sobre as folhas lavadas; assim permanecerão frescas por vários dias”.
  • Grãos como quinoa, feijão e arroz integral são fontes de energia saudável quando se tem uma semana cheia pela frente. Faça porções diferentes e alterne.

Hora do petisco? Lanches Fáceis e Nutritivos

O calor excessivo diminuiu a sua fome? Ainda assim não fique muitas horas sem comer. Faça três refeições, com lanches rápidos entre elas, para evitar o enfraquecimento. Frutas secas, castanhas, nozes fornecem energia e a gordura boa das oleaginosas, garantindo saciedade. Mini cenouras e tomates-cereja são petiscos ricos em fibras. E sanduíches com atum, ricota ou ovos podem substituir as refeições na praia (e te livrar da tentação de pedir uma porção de fritura).

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais