Início » Água é Vida

Água é Vida

por Andrea Alves
ÁGUA É VIDA

Ela compõe mais da metade do seu corpo e deve ser reposta ao longo do dia para garantir a saúde e evitar doenças graves. Não dá para deixar de tomar

Sem a água não viveríamos muito tempo. Podemos sobreviver por cerca de um mês sem comida, mas se estiver em um deserto sem água o ser humano não dura uma semana

Essas duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio são o bastante para obter a receita da substância que compõe mais de metade do seu peso corporal. Isso mesmo! Somos feitos de 50% a 70% de água. Por isso não importa onde vivemos: o acesso à água doce e limpa é fundamental, embora infelizmente não seja realidade para muita gente ao redor do mundo.

A maior parte dessa água é encontrada dentro das células, e o restante nos vasos sanguíneos, tecidos e órgãos do corpo. Para manter esse equilíbrio e o rendimento físico e intelectual do corpo humano devemos beber água de maneira uniforme e constante ao longo do dia.

O que acontece quando você não bebe água?

Um dos primeiros sinais de desidratação é uma forte dor de cabeça. Experimente beber um ou dois copos de água e se houver melhora, beba mais um pouco.

Sede intensa, boca e pele secas, batimentos cardíacos acelerados, fraqueza e confusão mental são alguns sintomas de desidratação. Artrite, mal funcionamento dos intestinos, problemas no cólon e até depressão também podem estar relacionadas à falta de água.

Quantos copos?

A quantidade de água que você deve ingerir por dia corresponde à quantidade que o seu corpo perde nesse período, por meio da transpiração, urina, etc.

O corpo precisa de cerca de 10 copos de água ao longo do dia para manter-se hidratado, mas a quantidade precisa vai depender da sua idade, condições de saúde, nível de atividade, onde vive (pessoas que vivem em clima quente precisam mais de água), e da sua alimentação – frutas e vegetais são compostas de 90% de água, mais um benefício desses alimentos.

Fique de Olho:

  • Lembre-se: a melhor fonte de água é a água. Não são as bebidas energéticas, nem o chá gelado, nem a limonada. Muito menos café, álcool e refrigerante.
  • Quando pensar, “preciso beber alguma coisa”, beba ÁGUA. Se quiser algo com um gostinho, esprema meio limão ou laranja no copo ou amasse algumas frutas vermelhas e coloque-as na garrafa de água.
  • A sede é a forma que o corpo tem de nos dizer que já passou da hora de repor a hidratação. Isso indica que você já estava precisando de água havia algum tempo.

http://www.fernaogaivota.com.br/fala-fernao/-/blogs/quanto-tempo-conseguimos-sobreviver-sem-agua-/
O Livro do Corpo – Diaz, C.; Bark, S., editora Paralela

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais