Início » A importância da Musculação ao Longo da Vida

A importância da Musculação ao Longo da Vida

por Andrea Alves
A IMPORTÂNCIA DA MUSCULAÇÃO AO LONGO DA VIDA

Um programa de exercícios que envolve o fortalecimento dos músculos pode ajudar a reduzir problemas relacionados à perda muscular

Já viu uma água-viva? Sem ossos, ela não tem forma. Já nós seres humanos temos braços, pernas, tronco, clavículas e outros ossos, que proporcionam estrutura e nos ajudam a nos movimentar, dando aos músculos uma base de sustentação.

Ossos e músculos mudam ao longo da vida assim como o resto do organismo, pois estão sujeitos a processos metabólicos. Além disso estão sempre sendo construídos ou destruídos e suas células são renovadas constantemente.

Até os vinte e poucos anos nossos ossos atingem o pico de massa óssea.  Após a quinta década da vida, perdemos entre 1% e 2% de massa muscular por ano, mas alguns fatores, como sedentarismo, doenças crônicas e uma dieta pobre em proteínas podem acelerar o fenômeno chamado sarcopenia (processo natural de perda de massa muscular).  Por consequência há um maior risco de quedas, fraturas e hospitalizações.

Para as mulheres há ainda mudanças hormonais que acompanham a perimenopausa e a menopausa. Essas mudanças acarretam alterações nos ossos, que com o passar dos anos ficam mais leves, fracos e frágeis. Se o osso torna-se muito poroso pode dar origem à osteoporose, doença que deixa fácil fraturar um osso ou sofrer uma lesão grave com um simples escorregão ou queda. Apesar de atingir mais as mulheres, homens também estão sujeitos à osteoporose.

Musculação, uma Grande Aliada  

Por todos esses fatores, quanto mais cedo você desenvolver um alicerce de músculos fortes, melhor será.  Mas o fortalecimento dos músculos é importante ao longo de toda a vida para qualquer pessoa. Pesquisas científicas mostram que a musculação pode retardar a perda muscular.

A musculação  é a principal modalidade para ganho de massa muscular, mas também há outros tipos  de exercícios que envolvem levantamento de peso e movimentação contra a gravidade.  O profissional de educação física é a pessoa indicada para elaborar o treinamento.

Para os maiores de 50 anos é importante trabalhar o fortalecimento das articulações, ligamentos e tendões, já que nessa fase da vida é necessária uma atenção redobrada.

Benefícios:

Você só tem a ganhar iniciando o seu treino na musculação! Além de ser uma aliada no tratamento de doenças como artrite, osteoporose e depressão,  a musculação também ajuda no controle e prevenção de diabetes, pressão alta e alterações no sistema metabólico.

Fique de Olho!

Antes de iniciar um programa de treinamento é recomendável a avaliação de um  um médico, que vai orientar, juntamente com o profissional de educação física, o treino adequado de acordo com as características de cada indivíduo.

Aplicativo da Tokio Marine tem dicas para o seu treino de fortalecimento muscular

Segurado Vida Individual da Tokio Marine pode contar com o aplicativo Vida Saudável  para o seu treino de fortalecimento muscular. O Vida Saudável tem programas de exercícios físicos adaptados às necessidades de cada usuário, além de dicas de profissionais e orientação nutricional. 

Confira aqui: https://www.vidasaudavel-tokiomarine.com.br

Fontes: https://drauziovarella.uol.com.br/perda-de-musculos-depois-dos-50-anos

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais