Início » Os Benefícios de Pular Corda

Os Benefícios de Pular Corda

por Andrea Alves
OS BENEFÍCIOS DE PULAR CORDA

Além de ser uma atividade divertida a prática é excelente para ajudar a perder peso, melhorar a coordenação motora, fortalecer músculos das pernas e glúteos, entre outros benefícios. Veja o que você precisa para começar:

Para quem pulava corda na infância a atividade remete à diversão. E pular corda pode mesmo ser divertido, mas deixou de ser somente brincadeira de criança e hoje é possível encontrar aulas completas dedicadas à atividade nas academias e em plataformas online.

De acordo com o coordenador de ortopedia do Hospital Santa Catarina (SP), dr. Emerson Garms, pular corda é uma atividade complementar recorrente em vários tipos de esporte, como basquete, boxe e vôlei, entre outros.

“Pular corda frequentemente melhora a capacidade aeróbica e fortalece principalmente a musculatura dos membros inferiores”, lembra o médico.

O coordenador do departamento de ginástica da Academia Competition Unidade Paulista, Marcio Trivelato, explica que o exercício também trabalha ombros, antebraço, bíceps, tríceps, dorsais e exige muito do core (abdominais, lombar e quadril). Mas a musculatura mais trabalhada é dos gastrocnemios e sóleo (panturrilhas), isquiotibiais[1] e glúteos.

Sem falar nas calorias perdidas! Pular corda é um exercício de intenso gasto energético. “O gasto calórico vai depender da intensidade do exercício, peso corporal, sexo e tempo da atividade. Mas se pensarmos em 30 minutos com uma intensidade moderada podemos ter um gasto de aproximadamente 300 calorias”, acredita Trivelato.

Quem Pode Fazer?

“Como é uma atividade de alto impacto, deve ser iniciada com cautela e de forma gradativa, pois pode acarretar dores articulares, principalmente nos joelhos.

Pessoas com sobrepeso devem optar inicialmente por atividades mais leves e, posteriormente, iniciar o trabalho de pular cordas. Mas não existe um limite de idade, desde que a pessoa seja saudável”, alerta o dr. Garms.

Trivelato concorda. “Qualquer pessoa apta do ponto de vista médico pode pular corda, mas pessoas acima do peso, grávidas e pessoas com problemas de articulações devem evitar realizar a atividade.”

De qualquer forma é importante, em qualquer atividade, a orientação do profissional de educação física. No caso do treino da corda, este profissional irá avaliar a técnica usada e corrigir possíveis falhas, que podem trazer futuras lesões.

Ele também pode ajudar a melhorar a performance, de acordo com Trivelato. “O profissional organiza um cronograma de treinos e pode complementar com exercícios específicos.”

Para começar:

É importante ser bem orientado e sempre começar com moderação e pouca intensidade. Conforme for ganhando condicionamento pode-se ir aumentando a intensidade dos treinos. “Cuidar da alimentação e descanso apropriado fazem parte do conjunto para um bom resultado, não apenas o treino em si”, lembra Trivelato.

Sugestão de exercícios

  • Aquecimento:

É aconselhável iniciar com alongamentos leves. “Nada muito exagerado, pois a musculatura ainda está fria”, orienta Trivelato. Exemplo:

  • Movimentos circulares com o tornozelo.
  • Movimentos circulares com os punhos.
  •  Alongamento dos extensores dos dedos das mãos.
  • Alongamento das pontas dos pés girando para um lado e para o outro.
  •  Alongamento de ombros (rotação).
  • Alongar peitoral, colocando os braços para trás e entrelaçando os dedos.
  • Exercícios:

Algumas Variações possíveis

  1. Cruze a corda durante o salto, podendo passá-la para fora do corpo (na lateral) também.
  2. Salte em deslocamento para frente (andando).
  3. Salto duplo: deixe a corda passar duas vezes debaixo dos pés a cada salto.
  • Após o treino:

Repetir os alongamentos leves.

Ficha Técnica:

Tipo de exercício: aeróbico.

Intensidade: alta

Gasto calórico: cerca de 300 calorias (1/2 hora)

Trabalha: capacidade cardio respiratória/músculos superiores e principalmente inferiores.


[1] Músculos localizados na região do posterior da coxa, na parte de trás dos membros inferiores.

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais