Início » Exercícios Abdominais

Exercícios Abdominais

por Andrea Alves
EXERCÍCIOS ABDOMINAIS

Ter músculos abdominais fortes é fundamental para a postura e para o equilíbrio do corpo. Veja como fazer estes exercícios da forma correta, de qualquer lugar e ganhe em saúde

Sabe aquele equilibrista caminhando pela corda bamba? Grande parte de seu tônus e equilíbrio vem do seu centro de força: os músculos abdominais. Eles são o centro de controle básico dos nossos movimentos, proporcionando equilíbrio e estabilidade a tudo o que fazemos. São músculos essenciais para uma boa postura.

Analice Lima de Medeiros, profissional de educação física, especialista em treinamento híbrido pelo Institute of Human Performance (EUA); personal trainer na Competition Sports Club e head coach da assessoria Tripossível explica que a musculatura do core (formada por abdômen, lombar e glúteos) é uma das mais importantes do corpo, sendo por meio dela que transferimos força para a realização dos movimentos. “Os exercícios abdominais ajudam a fortalecer essa musculatura superficial, como o reto abdominal (localizado acima da musculatura abdominal).”

De acordo com a profissional de educação física, o abdômen fortalecido tem total impacto sobre a coluna lombar, prevenindo dores na coluna, principalmente se a pessoa tem algum problema estrutural, como lordose.

Isso porque músculos abdominais fortes aliviam a carga da coluna lombar, como relata o médico do esporte e diretor do Laboratório de Ergoespirometria e Caloriametria Indireta do Hospital Nove de Julho, dr. Páblius Staduto Braga. “É importante porque ajuda na manutenção da postura corporal, na dinâmica da respiração e na estabilidade do corpo. Com músculos mais fracos há uma projeção do abdômen para a frente, jogando mais carga para a coluna lombar. O abdominal fortalecido faz com que o tronco e o abdômen tenham um gasto de energia menor para manter a postura mais retificada e sem dor.”

Consciência Corporal, uma Construção

O seu professor de ginástica já pediu para você contrair o abdômen ao realizar algum exercício? Pois saiba que para a realização de qualquer movimento seguro é necessário ativar o core. “Principalmente quando existe uma sobrecarga. É uma forma de evitar que (essa sobrecarga) seja direcionada para outra parte do corpo que não o músculo alvo. “

Analice garante que a musculatura fortalecida garante mais equilíbrio no momento de realizar movimentos, bem como transfere a força de forma mais efetiva.

“Sem dúvida melhora e ajuda na consciência corporal.”

Mas fortalecer esta parte do corpo não é tão simples assim, como explica a profissional. “Estimular essa contração de forma consciente leva tempo e treinamento. A consciência corporal é uma construção, que deve ser desenvolvida no tempo, com a prática e orientação profissional.”

Cuidados Necessários

Analice afirma que qualquer pessoa, em qualquer nível de treinamento, pode realizar exercícios abdominais. “O mais importante é direcionar o nível de treinamento à complexidade de movimento. Um iniciante pode começar com um exercício de abdominal no primeiro treino, e uma prancha frontal no outro treino.”

E quais seriam as restrições?  “Não existem restrições para fortalecer o core, mas pode haver restrições para a realização de exercícios abdominais para mulheres grávidas nas últimas semanas de gestação e também para pessoas com diástase abdominal.”

Nestes casos é importante consultar o médico antes de iniciar o treino.

Dr. Braga recomenda fazer um aquecimento corporal antes dos abdominais, com exercícios de flexibilidade e de movimentação sem carga em tronco, abdômen e quadril, com número de repetições adequado ao condicionamento de cada indivíduo. “Evite exaustão e dor em músculos e articulações. Pessoas que têm dores lombares frequentes e da maior idade devem evitar movimentos muito vigorosos,” conclui.

Sugestão de Abdominais:

Prancha frontal: três séries – 30 segundos a 1 minuto. Ver vídeo abaixo:

Flexão de tronco deitado (mais conhecido como abdominal superior): três séries de 10 a 15 movimentos. Ver vídeo abaixo:

Rotação do tronco com elástico (excelentes para fortalecer o abdômen e o core de forma geral: três séries de 10 repetições). Ver vídeo abaixo:

Pode ser feito de duas a três vezes por semana

Abdominais para iniciantes:

Analice recomenda dois treinos por semana:

  • 1º treino – Abdominal no solo. Flexão curta do tronco (duas vezes de 15 movimentos, com descanso de 45 segundos).
  • 2º treino – Prancha frontal (duas vezes de 20 segundos). Descansa 45 segundos. Após duas semanas aumenta para três vezes.

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais