Início » As maravilhas da Dieta Mediterrânea

As maravilhas da Dieta Mediterrânea

por Andrea Alves
AS MARAVILHAS DA DIETA MEDITERRÂNEA

Baseada em ingredientes naturais e de alto valor nutricional, a cozinha mediterrânea é um símbolo da longevidade. Saiba quais os segredos por trás dela.

A cozinha mediterrânea leva esse nome por ser originária da região do mar mediterrâneo, que engloba países africanos e europeus como Marrocos, Itália, França, Grécia e Espanha. 

Apesar de os moradores desses países se alimentarem de forma diferente, eles têm características em comum: os pratos contam com alimentos frescos e naturais. Também faz parte da tradição plantar, colher, pescar e respeitar a sazonalidade dos produtos, além de fazer as refeições em família e compartilhar o momento.

Também chamada de “dieta mediterrânea”, a sua adesão pode ajudar alguém com hábitos alimentares ruins a emagrecer, pois ela naturalmente melhora o metabolismo e favorece o controle do peso e a reeducação alimentar[1]. Neste caso, a questão central seria modificar o estilo de vida e aderir aos hábitos alimentares saudáveis da dieta.

Mas afinal, o que diferencia a culinária mediterrânea?

De acordo com o British Journal of Nutrition[2], isso ocorre pelo alto número de antioxidantes decorrentes da grande quantidade de frutas e  vegetais e dos flavonoides, encontrados no vinho tinto, consumido moderadamente. O azeite de oliva também tem um papel importante como fonte de gordura insaturada, que junto ao nitrato nas folhas verdes formam ácidos graxos, responsáveis pela redução da pressão arterial no organismo. A quantidade de pescados também confere cálcio, vitaminas e ômega 3 à dieta, que atua no organismo reduzindo o colesterol ruim, beneficiando o sistema imunológico e auxiliando na prevenção do Alzheimer. 

‘É uma dieta fantástica”, diz a nutricionista Márcia Menegassi, especializada em Nutrição Parenteral e Enteral e Ciência e Tecnologia dos Alimentos pela ICTA da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; lembrando que a dieta mediterrânea foi considerada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade[3]. “A dieta mediterrânea é caracterizada pelo alto consumo de alimentos ricos em vitaminas (C, E, B6, B12, carotenoides), minerais, ácidos graxos essenciais poli-insaturados, fibras, componentes polifenólicos e flavonoides, tendo efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios e efeito protetor contra a obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas, Alzheimer, pressão alta, além de alguns tipos de cânceres, já que a maioria das doenças crônicas são causadas por marcadores pró-inflamatórios.”

Ingredientes típicos da culinária mediterrânea:

  • Frutas
  • Vegetais
  • Grãos
  • Azeite de oliva
  • Amêndoas
  • Peixes
  • Vinho (com moderação)

O que não vai:

  • Açúcar
  • Farinha
  • Manteiga
  • Alimentos processados e enlatados

Para quem é indicado:

A todos, especialmente aqueles com problemas no coração, diabetes e obesidade.

Um profissional, como médico ou nutricionista, pode orientá-lo a elaborar um cardápio diário com as características da alimentação mediterrânea.

Origem:

Em 1953 o epidemiologista Leland Allbaugh visitou a ilha de Creta, na Grécia, e constatou que a alimentação no local constava de azeitonas, cereais, grãos, frutas, legumes, azeite de oliva e peixes, com espaço para uma pequena quantidade de carne de cabra e leite. Isso chamou a atenção do fisiologista Ancel Keys, que estudou por cerca de 15 anos a dieta, comparando-a com a dos americanos, assim como o estilo de vida dos dois povos. Ele constatou que os gregos, com uma dieta mais humilde, sofriam menos de problemas do coração e viviam mais do que os norte-americanos, supostamente melhor alimentados.

Fonte: https://www.sevencountriesstudy.com/about-the-study/

Sugestão de receita mediterrânea: https://www.panelinha.com.br/receita/Salada-de-cuscuz-marroquino-com-legumes

5 comentarios

agarlym bula 29 de novembro de 2019 - 14:05

gostaria de saber qual a dieta perfeita para perder uns kilinhos pois estou acima do peso e quero ir para praia janeiro

larissa 2 de dezembro de 2019 - 01:53

vocês já conhecer o maior queimador de gordura abdminal que exisite? sim é o href=”http://marpix.com.br/kratos-hardcore-funciona-bula/” rel=”dofollow”>Kratos Hardcore

Hidrolipo Emagrecentro 19 de fevereiro de 2020 - 16:22

Nossa muito legal la informação!

espinhas no pênis 12 de março de 2020 - 15:17

Parabens pelo artigo amigo vou voltar a visitar sempre seu site

Receitas Para Emagrecer 20 de agosto de 2020 - 16:49

Oi quero lhe parabenizar você pelo seu artigo escrito, sou a Roberta de Oliveira e gostei muito do seu site, vou acompanhar o seus artigos.

Comentários estão fechados.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais