Início » Spinning

Spinning

por Andrea Alves
SPINNING

A aula de spinning é uma das mais disputadas nas academias, e não é para menos: ela queima calorias, fortalece os músculos e aumenta a resistência cardiovascular e respiratória. Bora pedalar?

Quem passa por uma aula de spinning pode notar rapidamente uma de suas principais características: a animação!  Os pedais acompanham a batida da música, que varia de acordo com o estímulo desejado pelo professor para o treino.

Essa é também uma das aulas mais procuradas – e das que mais queimam calorias – em uma academia. São cerca de 500 a 700 por sessão, variando de acordo com a duração e intensidade da mesma.

“Os benefícios cardiovasculares que a bike proporciona são, sem dúvida, a parte mais importante para quem quer emagrecer com saúde”, afirma Jones Villacrez, especialista em ginástica coletiva e professor na Academia Competition, em São Paulo.  Isso porque os treinos trabalham também a respiração e a forma de pedalar. “Além de queimar muitas calorias e deixar as pernas mais fortes e definidas, essa é uma atividade que, quando bem orientada, não oferece grandes riscos de lesões”, completa.

Segundo Villacrez, todos podem e devem fazer a aula, inclusive idosos. “O spinning favorece a prevenção da perda da massa óssea e muscular, principalmente de membros inferiores. Mas é recomendável verificar com o médico qual a intensidade adequada para começar a treinar, que vai depender da condição física de cada um.”

Mas engana-se quem pensa que dá para fortalecer somente as pernas na aula de spinning. “A variação de técnicas inclui trabalhar em pé nos pedais, inclinações e a combinação de estilos, o que acaba permitindo o trabalho de abdômen e membros superiores também”, esclarece o professor. Quer uma outra razão para fazer a aula? “Em um estágio mais avançado você acelera o seu metabolismo e permanece queimando gordura mesmo quando a aula termina”, finaliza Villacrez.

Dicas importantes:

  • Consulte o médico para uma avaliação física antes de iniciar as aulas
  • Sente desconforto com o banco? Capas para bancos de bicicleta em gel e bermudas com forro para pedalar são alternativas
  • Quem quer aumentar a performance (com a orientação do professor) pode usar sapatilhas específicas nas aulas.
  • A hidratação é importante: pode levar a sua garrafa de água

Origem

A marca Spinning foi criada pelo sul-africano Johnny G, ciclista que desde a época de 80 popularizou dentro das academias o ciclismo indoor. Foi durante o treinamento para a prova Race Across America, nos EUA, que ele criou a bicicleta de spinning, uma bicicleta estacionária que pudesse reproduzir o seu esquema de treinamento. A invenção virou negócio em 1989, quando abriu a sua primeira academia de ginástica e hoje é um sucesso mundial.

Fonte:

https://www.latimes.com/archives/la-xpm-2000-apr-17-he-20459-story.html

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais