Início » A importância da consulta médica antes da academia

A importância da consulta médica antes da academia

por Andrea Alves
A importância da consulta médica antes da academia

Iniciar a prática de exercícios é uma decisão sábia e gratificante. Mas só o médico pode avaliar os riscos e o limite de cada um.

Já incluiu a matrícula na academia em sua lista de planos para o ano que vem? Parabéns! Exercícios melhoram a saúde, a disposição, a estética, a capacidade de raciocínio e são uma verdadeira bênção.

Mas é muito importante saber se o seu corpo está preparado e avaliar as condições se for iniciar uma atividade física regular, de acordo com sua idade, características, esporte escolhido e objetivos.

A avaliação médica é diferente da avaliação física. A primeira vai detectar doenças ou problemas que podem interferir na prática dos exercícios e determinar a sua aptidão para fazê-los. Uma vez aprovados nesses exames, (em geral exames de sangue e cardíacos) o aluno vai para o teste físico,que costuma medir força e resistência e pode ser realizado pelo profissional de educação física.

Algumas doenças cardíacas, por exemplo, podem se manifestar somente quando alguém sedentário decide exercitar-se. Somente o médico, como um cardiologista ou médico do esporte podem, através de exames, detectar e estabelecer os limites corretos. O cuidado deve ser redobrado para aqueles que já apresentam alguma doença, têm mais de 40 anos ou sempre levaram uma vida sedentária.

Mas calma: a avaliação médica não foi feita para desanimar ninguém. É apenas uma maneira segura de começar um hábito que vai mudar a sua vida para melhor, em todos os sentidos. E como saúde é coisa séria, é importante deixá-la nas mãos de um profissional que vai saber qual a melhor orientação de acordo com o seu perfil.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais