Início » Sem Perder o Foco

Sem Perder o Foco

por Andrea Alves
SEM PERDER O FOCO

Manter a atenção no que está fazendo otimiza o seu tempo e traz resultados mais eficazes. Não consegue concentrar-se? Pare um pouquinho e veja as nossas dicas:

O foco é um dos recursos que mais nos ajuda a alcançar objetivos e ter qualidade de vida. É o foco que permite convergir a nossa atenção para aquelas que são as nossas prioridades. É o que afirma a especialista em organização pessoal e de imagem, instrutora da OZ! Organize Sua Vida e conselheira da Associação Brasileira de Organização e Produtividade, Cristiane Belfiore.

“Quando estamos focados perdemos menos tempo ao desempenhar as tarefas do dia a dia, aumentando os nossos resultados, ganhando em produtividade e diminuindo o estresse” afirma a especialista.

Aprimorar o foco é o segredo para obter sucesso no mundo complexo e de distrações intermináveis em que vivemos. É o que diz o autor Daniel Goleman, em seu livro Foco. De acordo com Goleman a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo: se não o utilizamos fica atrofiado. Se o exercitamos se desenvolve e se fortalece.

No entanto está cada vez mais difícil manter o foco, e por várias razões. Com a internet como ferramenta disponível nos celulares, tablets etc. e a imensa quantidade de informações que recebemos surgiu um novo desafio: manter a atenção em nossas tarefas rotineiras e projetos.

“Vivemos no mundo de sedução das redes sociais, aplicativos, games. Isso tudo nos motiva a acessar atividades de lazer. Outra questão é que o ser humano está ficando cada vez mais preguiçoso, sem motivação para ir atrás de interesses maiores”, acredita Cristiane.

Isso, claro, traz consequências ruins. As distrações causam um enorme prejuízo de tempo e gasto de energia. “A cada interrupção demoramos por volta de 20 minutos para voltarmos com foco total à nossa tarefa original, de acordo com Carla Tieppo, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.[1]

Pandemia

Para muitas pessoas a pandemia agravou ainda mais a dificuldade de concentração, como explica Cristiane.

“A pandemia trouxe depressão, perda do trabalho, medo, adaptação, confinamento com a família; e por consequência uma grande falta e dificuldade de concentração pela própria situação.”

Concentração para ler, por exemplo. A atividade envolve várias funções cerebrais, incluindo processos visuais e auditivos, consciência fonêmica, fluência e compreensão.

“Assistir a uma série pode ser mais reconfortante do que ler um livro, o cérebro fica mais confortável, proporcionando bem-estar e alívio imediato, embora superficial, para aquele momento em questão. Além disso o tempo passado em frente às telas, com a atenção fragmentada, tira das pessoas a capacidade de concentração”, afirma a consultora.

A ansiedade foi outro problema que aumentou na pandemia, pois compromete a capacidade de mantermos o foco em qualquer atividade que exija concentração. Situações estressantes, com muitas coisas ‘passando pela cabeça’, também.

A Luta pelo Foco

A falta de foco é vencida, segundo a especialista, pelo esforço individual de cada um, força de vontade e autodisciplina. Mas algumas dicas podem ajudar:

Organize-se

“Mesas de trabalho caóticas são terríveis para o cérebro. Isso porque o sistema nervoso tende a se espelhar no ambiente externo. Se não há lógica do lado de fora fica difícil se organizar do lado de dentro. Se o seu objetivo é terminar uma tarefa é melhor manter o ambiente de trabalho limpo e organizado.”

Remova as suas distrações

Cada pessoa sabe quais são as fontes de dispersão. “Mas se tivesse que apontar para um único motivo, eu diria que as redes sociais hoje são as que fazem as pessoas perderem mais tempo e foco. Portanto pode ser considerada uma distração terrível se mal utilizada.”

Não seja uma pessoa multitarefa

Querer fazer várias coisas ao mesmo tempo é o oposto de ter foco. Faça uma coisa de cada vez, conclua e comemore. Passe para a próxima tarefa e faça o mesmo.

Vá Até o Fim

Depois de começar vá até o fim. Tente aumentar a sua força de vontade para seguir na sua tarefa até o final. Visualize o objetivo já concluído, isso vai te impulsionar a continuar. Se for algo desmotivador ou chato, pense no resultado quando concluir.

Faça Pausas

Faça pequenas pausas a cada 50 minutos de trabalho. Tome um café, uma água, olhe o céu, respire. Isso vai te energizar.

De Olho na Saúde

Mantenha a sua energia em alta dormindo o suficiente e se alimentando corretamente.


[1] http://www.ilumne.com.br/4-dicas-da-neurociencia-para-melhorar-a-sua-concentracao/

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais