Início » Yoga Conexão Entre Corpo e Mente na Quarentena

Yoga Conexão Entre Corpo e Mente na Quarentena

por Andrea Alves
YOGA CONEXÃO ENTRE CORPO E MENTE NA QUARENTENA

A prática do yoga não exige equipamentos e pode ser realizada em espaços pequenos. Mas o melhor mesmo são os benefícios: relaxamento muscular profundo, melhora da capacidade respiratória e o alívio do estresse, tão importante nesses tempos de isolamento

Desde o início da quarentena, milhões de brasileiros ficaram em casa sem poder visitar amigos, sair para trabalhar e se exercitar em academias ou ao ar livre. Para muitos isso resultou em alterações de peso, na saúde e no humor.

Mas não dá para parar. Fazer atividade física é uma das formas mais saudáveis de passar por esse período – e a prática do yoga, por meio da tela do computador, do celular ou da tevê foi uma das alternativas mais procuradas de se movimentar no país.

É o que conta a professora de yoga e terapeuta da Espaço de Yoga & Terapia, Adriana Ricci. Se antes a busca online era apenas por dicas no Instagram, agora o interesse aumentou pela atividade e filosofia como um todo (inclusive de algumas empresas em oferecer o yoga aos funcionários).

“Outra vantagem é que a prática é para todos. O ideal é encontrar um profissional qualificado, que vai saber dar as orientações de forma correta, mesmo em casa. Caso necessário ele fará adaptações para que a sua prática seja a mais confortável e benéfica possível”, diz Adriana.

Além das facilidades (dá para fazer yoga praticamente em qualquer lugar e sem aparelhos), há o ganho em equilíbrio emocional, em um momento em que manter a saúde mental é tão importante.

“O yoga pode trazer um maior controle das emoções. Quando você cria uma rotina de bem-estar se movimentando, respirando e meditando, traz mais leveza para a vida”, diz Adriana, que detalha os motivos do sucesso do yoga:

Melhora da Flexibilidade: a prática dos asanas (como são chamadas as posturas do yoga) trabalham todas as partes do seu corpo e dos seus órgãos internos. Com a prática frequente a musculatura é ‘liberada’ e consequentemente ganha mais flexibilidade. “Lembrando que cada um tem o seu limite, que deve ser respeitado para não causar lesão”, lembra a professora.

Autoconhecimento: A conexão mente-corpo constitui uma parte fundamental da autoconsciência que ajuda a transformar conhecimento em ação. “Quando você executa os asanas o seu corpo passa a meditar. É quando você começa a observar com mais clareza as suas emoções e fazer uma leitura mais clara dos sentimentos, administrando mais tranquilamente o dia a dia sem somatizar as emoções.

Controle da respiração = diminuição do estresse: 

Uma das partes mais importantes do yoga são os pranayamas (exercícios de respiração). É por essa boa prática que aparecem os maiores ganhos físicos e mentais. No âmbito físico os pranayamas trazem mais oxigenação, a baixa da pressão arterial e o controle dos batimentos cardíacos. Quanto ao bem-estar mental eles promovem o equilíbrio interno, o que auxilia na redução do estresse. 

Conexão Mente e Corpo

Mas como o yoga pode ajudar a diminuir a angústia e a ansiedade decorrentes do isolamento?

O corpo é influenciado pela mente. “Nossas emoções podem interferir em nossa imunidade e o yoga aumenta os níveis de antioxidantes, que auxiliam no combate às doenças do corpo”. Já a mente é influenciada pelos processos químicos e hormonais do corpo. “A combinação de alguns asanas com uma visão positiva e prática de boas ações podem ajudar a passar por esse momento. Você passa a entender que a maneira de lidar com as emoções influenciará diretamente em como você se sente”, enfatiza Adriana.

Yoga é Meditação

Yoga é meditação, ambas estão interligadas. As posturas do yoga deixam o corpo mais flexível e mais resistente a dores, preparando-o assim para a meditação.

“Tem que existir uma harmonia entre as duas coisas (corpo e mente) para que a meditação flua de maneira agradável e satisfatória. Os asanas também vão ajudar a aprender a se concentrar, relaxar e refletir como seu corpo se sente.

Vai ajudar a se comunicar consigo mesmo, aumentando a consciência da relação entre o que você faz e como se sente.

Como praticar a meditação em casa?

Dicas

Insta: @yogaadrianaricci

  • Tire alguns minutos do dia para silenciar e se auto observar. Encontre um lugar tranquilo, sente-se ou deite-se confortavelmente.
  • Comece observando os seus pensamentos.
  • Aos poucos traga a sua atenção para a respiração. Inspire e expire pelas narinas. Encha a barriga de ar ao inspirar. Ao expirar relaxe a musculatura.
  • Faça isso por uns cinco minutos todos os dias.

Essa rotina vai lhe trazer mais tranquilidade, menos ansiedade e noites bem dormidas. E você vai se sentir bem.

“E lembre-se: nem todos os dias serão somente de sol ou somente de chuva. Tudo passa, e você nunca está sozinho!”, finaliza a professora.

Podcast com meditações guiadas de Adriana para ajudar a relaxar: https://open.spotify.com/show/0ca5WXwBMr9Ooy4slBt5FO?si=X78UIrDCRPyaKJY0qLcV8w 

#fiqueemcasa #quarentena

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais