Início » Comprometimento com a Saúde

Comprometimento com a Saúde

por Andrea Alves
COMPROMETIMENTO COM A SAÚDE

Esqueça as desculpas, planeje-se e passe a ter tempo para fazer exercícios.

É verdade que somos todos muito ocupados, especialmente quem vive nos grandes centros urbanos. A consequência disso muitas vezes é a negligência para com a saúde, como se ela não merecesse o mesmo respeito que outros compromissos diários.

Mas será que fazemos o melhor uso do nosso tempo?

Com um pouco de dedicação é possível estabelecer uma rotina de exercícios mesmo para aqueles com pouco tempo. É verdade que pode não ser fácil no início. A preparação para essa rotina significa ter que fazer coisas como arrumar o almoço para o dia seguinte e ir dormir em horário apropriado. Mas com o tempo isso se torna um hábito, e quem sai ganhando é você.

O primeiro passo é o planejamento. Programar-se com antecedência ajuda a garantir o tempo para se exercitar, ser disciplinado e organizar bem o seu dia. Colocando o plano de ação em prática:

  • Marque um horário e anote. A atividade física deve ser um compromisso tão importante como quando você tem uma reunião de negócios ou uma consulta médica e faz de tudo para comparecer.
  • Para quem costuma se exercitar pela manhã, vale a pena separar na noite anterior as roupas de ginástica. Não deixe para fazer isso quando acorda e correr o risco de esquecer algo.
  • Se você acha chato carregar uma bolsa de academia, pense que é melhor do que deixar de fazer exercícios. Coloque roupas de baixo e um nécessaire contendo acessórios de banho e todos os itens necessários. Assim você não precisa se lembrar de cada coisa sempre que prepara a bolsa, já está tudo lá.
  • Escolha uma atividade de que goste, não porque promete resultados espetaculares ou “está na moda”.
  • Você gosta de academia ou prefere o ar livre? É bom definir, já que vai passar muito tempo nesse ambiente. Se optar por academia, encontre um professor que lhe inspire.
  • Não é preciso gastar, desde que você se comprometa. Tire proveito do que há por perto. Você vive próximo a um parque com barras de exercícios? Associar o exercício ao que está disponível ajuda a manter o comprometimento – e ainda permite que você conheça a vizinhança um pouco melhor.
  • Você tem amigos que gostam de jogar futebol? Ou uma vizinha que caminha no parque? Companheiros de exercício são o que há de melhor. Mas escolha esses amigos com sabedoria: tente se exercitar com alguém que vá lhe incentivar e esteja no mesmo nível de condicionamento.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais