Início » Tolerância

Tolerância

por Andrea Alves
Tolerância - Aceitar o diferente é aprender e evoluir.

Aceitar o diferente é aprender e evoluir.

De acordo com o dicionário Aurélio, uma das definições de tolerância é: “Tendência a admitir modos de pensar, de agir e de sentir que diferem do de um indivíduo ou de grupos determinados (…)”. Admitir é aceitar.Aceitar pensamentos e escolhas das pessoas, mesmo quando os desaprovamos.

Tolerância não é fraqueza. Ninguém precisa abrir mão dos próprios princípios para tolerar, muito menos concordar com o outro. Tolerar não significa ter de relativizar a própria opinião. É claro que há limites sociais para a tolerância. Um assassinato não deve ser tolerado 99% das vezes, por exemplo, assim como ações que envolvem crimes.

Mas salvo essas exceções, a tolerância é algo precioso,embora cada vez mais difícil de se pôr em prática no mundo atual. Trata-se de reconhecer que o outro tem o direito a pensar de forma distinta e mesmo aprender com essas diferenças. A diversidade pode ser algo muito enriquecedor para quem está disposto a aceitá-la.

Ultimamente, seja pela pressão do dia a dia, pela comunicação rápida e outros fatores, as pessoas estão cada vez mais impacientes para lidar com opiniões conflitantes no trânsito, no trabalho e principalmente nas relações afetivas.

O sensacionalismo nas redes sociais é atribuído como um dos principais gatilhos por muitos especialistas . As pessoas sentem-se mais cômodas para opinar sobre qualquer assunto atrás da tela de um computador ou telefone,sem um interlocutor direto.

Um exemplo envolvendo intolerância: nas últimas eleições presidenciais no país, amigos e familiares romperam relações por conta de diretrizes políticas adversas. Religião e futebol são outros temas que costumam causar discussões pela falta de tolerância.

Você só tem a ganhar sendo mais tolerante.

É importante saber que a tolerância facilita o bem viver e as relações humanas. Ser tolerante traz vantagens a curto e longo prazo.

Uma pessoa tolerante ouve melhor o outro e expressa com mais tranquilidade as suas ideias, sendo mais bem-sucedida e aceita por quem não pensa do mesmo modo.

São pessoas que se saem melhor quando uma simples troca de ideias evolui para uma discussão acirrada, que toma outra dimensão.

Mas qual o segredo dessas pessoas? Como ser mais tolerante?

A tolerância envolve maturidade, paciência e disposição em aprender sobre cada tipo de atitude. Mas é também um exercício que se pode fazer a cada minuto do dia. Saber que a tolerância faz parte do nosso processo de aprendizado e evolução já é metade do caminho para uma transformação.

Veja aqui algumas dicas:

Como ser mais tolerante?

  • Ouça antes de falar, para que também escutem a sua opinião. Você pode aprender com quem pensa diferente.
  • Mantenha o respeito. Esse é um direito de todos.
  • Pense antes de agir impulsivamente. Controle a ansiedade,preste atenção à sua respiração e concentre-se na sua ação, não na do outro.
  • Coloque-se no lugar do outro. Preste atenção aos seus sentimentos e vontades e procure ver a situação de outra perspectiva.
  • Evite discutir quando estiver de mau humor ou “naquele dia ruim”. Retome quando o controle emocional for recobrado.
  • Faça uma autoavaliação. Às vezes o que não gostamos no outro é algo que não suportamos em nós mesmos. Compreender isso é o caminho para corrigir os próprios defeitos.
  • Eduque as crianças para desenvolver a tolerância.Ensine-as a gerir os conflitos, capacitando-as a resolvê-los por meios civilizados.

Diversity, tolerance and intolerance in social media: https://en.unesco.org/events/diversity-tolerance-and-intolerance-social-media

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais