Início » 1º de Dezembro

1º de Dezembro

por Andrea Alves
1º DE DEZEMBRO

Dia Mundial da Luta Contra a Aids

O dia 1º de dezembro foi escolhido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1987 como o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, com o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção e de combater o preconceito que cercava a doença.

A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) é causada pelo vírus HIV e ataca o sistema imunológico, deixando o indivíduo sujeito a doenças oportunistas. O portador do vírus HIV pode viver durante muitos anos sem que a Aids (que se caracteriza pelo surgimento dos sintomas) se desenvolva.

A Aids não tem cura, mas o seu tratamento evoluiu muito desde 1982, quando surgiu o primeiro caso no país. Foi um caminho difícil. A doença era sinônimo de morte rápida e os pacientes ainda tinham de suportar o medo e o preconceito, originários da falta de informação.

Até que, na década de 90, surgiram novas descobertas e novos remédios, além da política de distribuição de medicamentos adotada no Brasil.Isso mudou o cenário: os pacientes passaram a viver mais e melhor. Hoje, depois de muitas pesquisas, a medicação tornou-se mais eficiente e pode-se dizer que um paciente que leve a sério o seu tratamento pode ter a mesma expectativa de longevidade de alguém que não tem o vírus.

Tratamento não é Cura

Mas o problema não está resolvido. Apesar das conquistas o tratamento pode causar fortes efeitos colaterais, como alterações metabólicas,problemas cardiovasculares e lipodistrofia, entre outros. E é bom lembrar: acura não tem uma data certa.

E, apesar da internet e do acesso às informações ter aumentado, houve uma diminuição nas campanhas preventivas e o número de casos de acordo com a UNAIDS , (principalmente entre jovens entre 15 e 24 anos), aumentou na última década. Portanto a prevenção ainda é a melhor arma contra a Aids. Usar preservativo, a popular camisinha, em todas as relações sexuais.

Em caso de comportamento de risco não tenha medo de fazer o exame: o diagnóstico precoce é decisivo no sucesso do tratamento. Hoje há kits para exame à venda até nas farmácias, além de testes mais rápidos nos laboratórios.

Sem preconceito

A Aids não impede o soropositivo de viver a vida – mas o preconceito pode prejudicar a vida dessas pessoas. Aids não se pega com beijo,abraço, aperto de mão ou qualquer demonstração de afeto.

E vale lembrar: discriminar um portador de HIV é crime –(Lei 12984 de 2014) .

Como se pega AIDS:

  • Troca de fluidos na relação sexual com soropositivo
  • Contato via endovenosa com sangue contaminado (transfusão, compartilhamento de seringas)
  • Da mãe soropositiva para o bebê na gravidez (transmissão vertical)

Números da Aids

Foram 830 mil casos notificados no Brasil no ano de 2016 ,com cerca de 11 mil mortes por ano. A estimativa é de que haja 36,7 milhões deportadores em todo o mundo.

http://unaids.org.br/estatisticas

http: www.planalto.gov.br

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12984.htm

http: unaids.org.br

 

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais