Início » Precisamos Falar Sobre Depressão

Precisamos Falar Sobre Depressão

por Andrea Alves
Precisamos Falar Sobre Depressão

Em pauta nos meios de comunicação, a depressão é coisa séria e precisa de tratamento. Quem sofre deve saber detectar e procurar ajuda.

Desde recentes discussões na mídia a depressão vem sendo lembrada de diferentes formas, algumas vezes até consideradas inadequadas por psicólogos e especialistas.

Mas independente disso o assunto é sério e deve ser discutido. A depressão é uma doença física, ligada muitas vezes ao desequilíbrio químico de alguns neurotransmissores, como a serotonina. Depressão não é tristeza. É comum depois de um acontecimento traumático ou de um período de luto as pessoas sentirem-se tristes, mas acaba passando. No indivíduo com depressão esta sensação é constante. Há também outros sintomas e é importante estar alerta a eles, pois a depressão pode ser difícil de diagnosticar.

  • Estresse, irritabilidade e ansiedade
  • Cansaço constante e “vontade de ficar na cama”
  • Problemas de sono (dormir demais, dormir pouco)
  • Alterações bruscas de peso
  • Dores no corpo (dores estomacais, tensão na nuca e ombros, entre outras)
  • Dificuldade de concentração
  • Perda da libido sexual
  • Incapacidade de sentir alegria e, em um estágio mais avançado, vontade “de morrer”

O tratamento para depressão envolve a consulta a um especialista, como um psicólogo ou psiquiatra, que vai indicar ações e medicamentos adequados (que só ele poderá dizer se são necessários). Nunca tome antidepressivos por conta própria.

É comum pessoas com depressão não compartilharem o que sentem, tampouco admitirem. Não “deixe para lá” para procurar auxílio. Conte aos amigos e à família, cujo apoio pode acelerar a recuperação.

Por fim, o tratamento pode envolver uma mudança no estilo devida. Alimentação saudável, gerenciamento do estresse, banhos de sol, tudo isso contribui. Exercícios físicos também são excelentes aliados para as pessoas com tendência à depressão. Mais uma vez, o especialista é quem poderá detalhar o que deve ser feito.

Hoje é possível encontrar atendimento gratuito para estes casos. O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional sem custo e garantindo a privacidade. Há também postos físicos especializados. Procure em sua cidade o que lhe for mais conveniente. E viva feliz!

Centro de Valorização da Vida:  www.cvv.org.br

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais