Início » Cuidando da sua Saúde Mental

Cuidando da sua Saúde Mental

por Andrea Alves
Cuidando da sua Saúde Mental

A ciência já provou: emoções positivas fazem bem à saúde. 

Gratidão, solidariedade, generosidade. Sabia que todos esses sentimentos contribuem para a sua saúde mental?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, apesar de não existir uma definição convencional da saúde mental, há conceitos que podem ser aplicados para entender a sua amplitude, que englobam quatro pilares: fisiológico,psíquico, social e espiritual.

Infelizmente os transtornos mentais são cada vez mais comuns entre a população. O elevado estresse tende a causar efeitos indesejáveis em nosso comportamento, exigindo um equilíbrio interior frente às pressões do mundo exterior.

Segundo a chamada “psicologia positiva” (focada mais na saúde mental do que nas doenças psíquicas, como esquizofrenia, etc.) você é mentalmente saudável quando atinge um padrão de vida emocionalmente elevado, que envolve a capacidade de superar traumas e recuperar as boas condições emocionais. Neste contexto, a procura por emoções positivas libera hormônios importantes para o nosso bem-estar e está relacionada à saúde mental.

Alguns elementos seriam fundamentais para identificar a saúde mental, dentre eles:

  • Atitudes positivas consigo mesmo, autonomia e autodeterminação

    Muitas vezes procuramos a felicidade em desejos que não conseguimos realizar. Mas a satisfação com o que se tem (ou o velho “olhar para dentro de nós”) é uma forma de aceitação de você mesmo e evita conflitos do corpo com a mente. O caminho para conseguir isso é o auto conhecimento, que também possibilita ser feliz com autonomia emocional e de maneira independente.

  • Crescimento, amadurecimento e realização pessoal

    Conhecer novos lugares e culturas, estar aberto a experimentar, evoluir e aprimorar-se. Procurar o que realmente te deixa feliz e encontrar pessoas que compartilhem as mesmas afinidades é um processo contínuo de amadurecimento pessoal.

  • Integração e inteligência emocional

    A integração com pessoas diferentes e de opiniões divergentes é fundamental no processo de sociabilização do indivíduo e no bem-estar social.

  • Percepção da realidade

    Tente cultivar sempre uma visão crítica e isenta dos fatos, tornando-se menos dependente de conceitos propagados (exemplo:ditadura da beleza).

  • Domínio ambiental e competência social

    O equilíbrio entre a compreensão de uma sociedade e como esta funciona (como as leis e regras de um país, por exemplo) e a estrutura psicológica do indivíduo é a base para cumprir o seu papel social da melhor forma e, assim, manter a saúde mental.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais