Início » O Poder das Confraternizações de Fim de Ano

O Poder das Confraternizações de Fim de Ano

por Andrea Alves
O Poder das Confraternizações de Fim de Ano

Qualidade de vida também é desfrutar da companhia da família e dos amigos. Aproveite as festas de fim de ano para estar ao lado de pessoas queridas e relaxar

Em nossa cultura ocidental temos por costume comemorar o Natal no mês de dezembro. Para os católicos o nascimento de Jesus Cristo simboliza a renovação e a esperança na chegada de uma criança. As ruas ficam enfeitadas com luzes, árvores coloridas e ícones como o famoso Papai Noel.

Mas mesmo aqueles com outras crenças ou que não dão importância a datas comemorativas acabam envolvidos no clima do final do ano. As pessoas celebram em ocasiões como amigos secretos, festas das empresas e, no dia 31 de dezembro, a chegada do ano que está por vir.

Pode parecer bobagem, mas reuniões sociais com amigos e família liberam neurotransmissores e hormônios que ajudam a melhorar o humor e diminuem o estresse e a ansiedade. Portanto aproveitar a atmosfera e promover estes encontros, resumindo, faz bem.

A confraternização da empresa é uma ótima oportunidade de se aproximar de colegas de trabalho de outras áreas, por exemplo. Nesta ocasião o ideal é não falar de trabalho e sim relaxar e curtir o momento ao lado dos colegas.

A comemoração de ano novo também fica melhor ao lado daqueles que gostamos. Em nosso país algumas pessoas obedecem a ritos como“pular as sete ondas” e vestir-se de branco, outras costumam comer lentilha para atrair riqueza e prosperidade. É um momento que carrega um sentimento de expectativa em relação ao futuro.

Nem tudo é festa

Este é também um período para a reflexão sobre as experiências vividas durante o ano prestes a acabar, o que pode ser doloroso para quem sofreu a perda de um ente querido ou passa por uma doença grave, por exemplo.

Por isso é importante reunir-se com pessoas que tragam sentimentos de felicidade e conforto emocional. Uma opção é fazer algo como um trabalho voluntário, que pode trazer paz de espírito, como distribuir alimento se presentes para comunidades pobres.

É Natal

Jantar com a família e com entes queridos no Natal é manter vivo o espírito de compaixão e generosidade que envolve a data. Neste dia esqueça a dieta, ensine as crianças que o valor dos presentes não é mais importante do que dividir o momento e seja feliz.

É bem verdade que às vezes temos desentendimentos familiares. Que tal aproveitar a atmosfera para pedir perdão – ou perdoar – e convidar aqueles que há muito não vinham em casa, promovendo uma reconciliação?

Por fim, planejar o próximo ano com metas pessoais e profissionais, fazendo uma análise realista dos seus objetivos, é uma ação eficiente em relação às perspectivas futuras e a ansiedade que as envolve.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais