Início » Meio Ambiente: o que podemos fazer por ele?

Meio Ambiente: o que podemos fazer por ele?

por Andrea Alves
Meio Ambiente: o que podemos fazer por ele?

“Eu sou o que me cerca. Se eu não preservar o que me cerca, eu não me preservo. ” (José Ortega y Gasset)

Hoje, quando falamos de meio ambiente, nos referimos também aos grandes centros, “habitat natural” da maioria das pessoas, em que aspectos culturais, econômicos e sociais afetam a qualidade de vida.

O objetivo de todos é viver em uma cidade arborizada, com parques e saneamento. Mas o estilo de vida que adotamos, priorizando o excesso de consumo e o conforto, acabam gerando a poluição e o desequilíbrio ambiental.

Esquecemos muitas vezes que não podemos viver sem a natureza.

A boa notícia é que o conceito de sustentabilidade já é realidade em cidades que privilegiam um planejamento sustentável e energias limpas em todo o mundo. Nesses lugares quase sempre há a participação da coletividade, consciente do seu dever.

Quer ajudar? Saiba o que fazer

Aqui damos algumas sugestões para viver em uma cidade mais agradável. Lembre-se de que mesmo que for para abrir mão de algum conforto,essas ações podem fazer a diferença para você, seus filhos e netos.

  • Que tal chamar os amigos do bairro e recuperar aquela praça abandonada? Ou mesmo montar um jardim comunitário. É simples, você só precisa de um pedaço de terra, e a comunidade pode cuidar de sua organização e manutenção. Até as crianças podem ajudar, aumentando o seu senso de pertencimento.
  • Vá a pé, de bicicleta ou de transporte público ao trabalho. Se este último não for acessível, tente uma carona. Menos carro é menos poluição.
  • Cobre das autoridades. Acompanhe o seu candidato, veja o que está sendo feito e se está cumprindo as promessas relacionadas ao meio ambiente.
  • Participe dos grupos comunitários em seu bairro para entender como melhorá-lo e torná-lo mais agradável de viver nele.
  • Se não houver programas de reciclagem de lixo onde mora, separe os recicláveis e leve-os a uma cooperativa.
  • Há programas de recuperação de rios e replantios de florestas em áreas urbanas na sua cidade? Que tal cadastrar-se como voluntário?
  • Apague as luzes de locais vazios, diminua o tempo no banho, feche a torneira quando estiver esfregando a louça e evite usar água quente.
  • Compre conscientemente. Tudo o que compramos reflete em algum impacto ambiental. Recicle os seus artigos e passe adiante sempre que possível para alguém que precisa.
  • Não jogue lixo em rios, lagos e ambientes aquáticos.
  • Não pesque em época de reprodução nem compre animais silvestres sem registro. O tráfico desses animais afeta seriamente a biodiversidade de uma região e pode levá-los à extinção.

Só assim mudaremos o único planeta que conhecemos para viver.

Projetos em algumas cidades do Brasil:

Amazônia

(Reflorestamento, recuperação de igarapés, etc.)
 www.sosamazonia.org.br

Caatinga Ceará

(Conservação do bioma)
http://acaatinga.org.br

Salvador

(Comunidades de bairros)
www.viamagia.org

Brasília

(Coletivos de recuperação de espaços públicos/Reflorestamento)
http://www.ibram.df.gov.br/

Mato Grosso e Mato Grosso do Sul

(Recuperação de rios/Reflorestamento)
www.acaoverde.org.br

Todo o Brasil

(Recuperação de fauna)
www.tamar.org.br

(Pegar carona):
www.mobilize.org.br

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais