Início » Declare Guerra ao Estresse

Declare Guerra ao Estresse

por Andrea Alves
DECLARE GUERRA AO ESTRESSE

Bons hábitos ajudam a combater o problema, que pode comprometer a sua saúde e interferir na qualidade de vida

Violência cotidiana, problemas familiares, pressão no trabalho. Não à toa o brasileiro é considerado um dos povos mais estressados do mundo, de acordo com o levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) de 2017. Estamos sempre com pressa e cada vez mais conectados com novas tecnologias; o que seria ótimo, não fosse a impressão de que elas estimulam ainda mais a correria. Há também fatores pontuais, como doenças e morte em família. E o trânsito, a poluição….ufa!

O estresse recorrente é perigoso e pode afetar seriamente a saúde, trazendo problemas estomacais, perda da libido e de memória, alterações no apetite, perda de sono, dores nas costas, queda de cabelo e dores de cabeça,para citar alguns.

Mas respire fundo: há técnicas que ajudam a administrar o estresse e chegar a uma vida equilibrada.

A primeira dica é identificar os fatores estressantes e sua intensidade. Se parecer difícil, anote. Uma vez detectados tente evitar as situações em que estejam incluídos, como discussões ou pessoas que lhe afligem(uma discussão política, por exemplo). Se for inevitável participar de uma situação dessas vá preparado e procure não se envolver.

– Isso não significa “guardar tudo para si”, criando ressentimentos. Se for necessário expresse os seus sentimentos de maneira aberta e respeitosa.

– Se não puder evitar, tente modificar a situação ou conviver com ela da melhor maneira possível, vendo o lado positivo, de outra perspectiva. Se não conseguir um caminho alternativo ao trânsito procure usar o tempo parado para pensar em soluções, por exemplo.

– Encare os problemas de frente, antecipando as soluções e prevenindo. Procrastinar só vai servir para piorar a situação – e o estresse.

A entidade apontou o país como líder em casos de transtornos de ansiedade (18,7 milhões)

– Administre o seu tempo. Deixar as coisas para a última hora causa um enorme estresse. Assuma o controle organizando-se antecipadamente e verá como isso vai otimizar o seu tempo, até para fazer as coisas que gosta.

– Diga NÃO quando sentir que algo está ultrapassando os seus limites, em vez de se sobrecarregar ainda mais.

– Não tente controlar o que não está ao seu alcance, como o comportamento de outras pessoas.

– Aprenda a perdoar.

Armas boas contra o estresse:

-Partilhar os sentimentos: contar com alguém de sua confiança, como um familiar, amigo ou mesmo um terapeuta ajuda muito. Tire um tempo com essas pessoas para dar risadas. Ria de si mesmo. O riso ajuda a liberar endorfinas, (excelente inibidor dos sintomas do estresse), na corrente sanguínea.

-Faça exercícios físicos: mexer o corpo faz com que o cérebro pense com mais clareza e melhora a qualidade do sono. Exercícios trazem melhora total do humor e redução na incidência e intensidade da depressão, da ansiedade e do estresse.

-Desenvolva hábitos relaxantes: a ioga aumenta a consciência corporal e melhora e respiração e a meditação combate a ansiedade e pensamentos negativos. Massagens, banhos e chás relaxantes, ouvir música que lhe agrade,assistir a uma comédia são outras opções.

-Tenha um hobby, aquela atividade que faz você perder a noção do tempo: cozinhar, nadar, ler, fazer tricô, andar de bicicleta, pescar,brincar com seu animal de estimação.

-Reduza o café e o açúcar, ao menos nos períodos mais críticos de estresse.

-E nada de dormir pouco: a fadiga aumenta os níveis de estresse e diminui a concentração.

Armas ruins contra o estresse:

– Cigarro, álcool em excesso, dormir muito, excesso de computador ou celular, afastamento social, drogas para “relaxar”. Só funcionam a curtíssimo prazo e causam estragos a longo prazo.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais