Início » Aprenda a Ouvir o Seu Corpo

Aprenda a Ouvir o Seu Corpo

por Andrea Alves

Conectar corpo e mente significa entender as mensagens que o corpo envia. 

O corpo fala conosco o dia todo por meio de sinais. Azia eindigestão, por exemplo, são sintomas de quando comemos algo que não digerimosadequadamente. E o bocejo? Pode significar sono, mas também fome ou um alerta de queestá na hora de levantar da cadeira e caminhar um pouco.

Mesmo aquela dor de cabeça no meio do dia, ou dores pelo corpo efadiga podem ser sinais de estresse ou depressão, já que o corpo é influenciado pelamente e, esta, por processos químicos e hormonais do corpo. Deste modo corpo e menteestão conectados.

Infelizmente algumas pessoas não querem escutar estes sinais, oque faz com que se tornem cada vez mais evidentes, até que graves problemas de saúdevenham à tona. Por isso o melhor a fazer é parar, ouvir e dar ao seu corpo o que elepede. Aqui vão algumas dicas de como fazer isso:

  • Aprenda a ouvir as suas ideias e desejos. Um dos caminhos é escutar a “vozpositiva” que temos dentro de nós, ao invés da “sabotadora”, aquela que diz otempo todo que você “não vai conseguir”. Sintonize os pensamentos positivos. Afamosa frase “a mente domina a matéria” é a base das conquistas humanas.
  • Meditação, ioga e caminhadas pela manhã ajudam a prestar atenção e olhar paradentro de nós.
  • Ouça a sua intuição.
  • Dedique um tempo prestando atenção no que sente, deixando a mente se manifestar.

Este simples exercício pode ajudar:

  • Deite-se de barriga para cima e relaxe. Preste atenção ao que sente fisicamente.
  • Mexa as pernas de um lado e do outro e torça o tronco. Depois mexa os braços e,finalmente, deixe o seu corpo mexer-se como quiser. “Ouça” qual movimento eleprefere fazer. Cada movimento é uma oportunidade de manter esse diálogo.

E lembre-se: a capacidade de respeitar como realmente nossentimos é um dom, que nos permite escolher e tomar decisões que nos façam bem.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais