Início » Mergulhar é divertido, mas é coisa séria

Mergulhar é divertido, mas é coisa séria

por Andrea Alves
MERGULHAR É DIVERTIDO, MAS É COISA SÉRIA

Precauções simples evitam acidentes, permitindo que você e sua família aproveitem o verão sem traumas

O calor chegou e nada mais refrescante do que aproveitar o oceano de milhares de quilômetros da costa brasileira, além dos nossos rios e lagos. Nadar é uma atividade prazerosa e saudável.

No entanto, infelizmente, todos os anos há tristes ocorrências nessa época do ano. Pessoas que, por imprudência ou falta de informação, não respeitam os limites do mar e dos rios sofrem acidentes gravíssimos, que poderiam ser evitados.

O ortopedista, cirurgião e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, explica que o risco deste tipo de acidente está relacionado à forma como as pessoas mergulham – uma atividade que pode parecer simples, mas que exige cautela.

Para que se possa mergulhar, é fundamental haver profundidade suficiente no local.

“Ao mergulhar em um local em que a profundidade é desconhecida estamos sujeitos a traumas decorrentes de impactos súbitos, comprometendo a cabeça e a coluna cervical.” O ortopedista explica que, em mergulhos “de cabeça”, a velocidade do corpo aumenta devido ao impulso, ocasionando traumas normalmente graves, inclusive tetraplegia (comprometimento dos membros superiores e inferiores).

No verão esse quadro costuma ser ainda mais crítico, não só pelo maior número de pessoas na praia e nos rios, como pelo aumento de ingestão de bebidas alcoólicas pelos banhistas. As principais lesões deste tipo de acidente são as fraturas na coluna cervical e traumatismos cranianos.

“Como o acidente acontece na água, a vítima muitas vezes perde a consciência e não dá tempo de esperar um resgate, o que piora o quadro clínico devido a um socorro não especializado. O ideal seria, se possível, chamar sempre os bombeiros.”, aconselha Rodrigues.

Mergulho Seguro

  • Ao se mergulhar deve-se sempre explorar o local antes.
  • Observe falhas e a profundidade
  • Nunca mergulhe depois da ingestão de bebida alcoólica.  
  • Ao mergulhar em cachoeiras, observe se está mergulhando em água com mais do que o dobro de sua altura.
  • Evite saltar de lugares altos ou fazer saltos “ornamentais”.
  • Evite brincadeiras quando estiver mergulhando.

Previna-se e aproveite o verão!

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais