Início » Aproveite a praia para se exercitar!

Aproveite a praia para se exercitar!

por Andrea Alves
APROVEITE A PRAIA PARA SE EXERCITAR!

Mas atenção: Falta de preparo para algumas atividades pode causar contusões, queimaduras e desconforto. Previna-se e garanta a diversão nesta época do ano

Fazer exercícios na praia, em meio à natureza, é bem mais estimulante. Estar em um lugar com luz natural faz com que os níveis de vitamina D aumentem, potencializando os efeitos do exercício. Isso sem contar a paisagem e o ar fresco, que aumentam a concentração e diminuem o estresse.

É também no verão que a prática se torna mais comum. Atividades como futevôlei, frescobol, surfe e stand-up paddle são as preferidas das praias brasileiras.

Mas é também nessa época que muitas pessoas aumentam a intensidade das atividades sem o condicionamento físico adequado, provocando as incidências de lesões acidentais. São os chamados “atletas de verão”.

“A prática de alguns exercícios provoca mais estímulos dos músculos. Porém como a necessidade de uso é maior, a falta de condicionamento do indivíduo, ou mesmo um desequilíbrio muscular, podem favorecer a incidência de lesões”, diz o ortopedista, cirurgião e professor da Faculdade de Medicina Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Rodrigues. Pessoas com o estilo de vida sedentário são as que têm maior risco de sofrer lesões.

O fato de a praia ter uma inclinação junto à água também favorece lesões de joelhos e tornozelos, de acordo com Rodrigues. “As lesões podem ser mais comuns em joelhos e tornozelos, por serem articulações que sofrem impacto direto. A coluna também tem uma tendência à lesão devido à inclinação.”

Idosos também devem se precaver. De acordo com o ortopedista, embora não exista limitação de idade, mas sim de intensidade de atividade, pessoas idosas devem fazer uma avaliação cardiológica antes da prática esportiva.

“A avaliação é indicada para aqueles que sofrem um maior risco, como cadeirantes, pessoas que já tiveram trombose ou que realizaram cirurgias recentes”, conclui. 

 Mergulhar é Coisa Séria

Mergulhar é bom, mas pode ser perigoso quando não se conhece a profundidade das águas. “A tendência das pessoas é a de mergulhar em rios, piscinas e lagos sem conhecer o local, o que faz com que aumente muito o número de casos de graves fraturas na coluna”, diz Rodrigues. “Os resultados infelizmente podem ser catastróficos. A prevenção é o melhor remédio.”

Portanto, antes de mergulhar, procure saber informações sobre as águas do local e se é seguro. Caso contrário não arrisque.

Veja aqui algumas dicas:

  • O calor aumenta os riscos da desidratação. Redobre os cuidados com a hidratação antes, durante e depois dos exercícios.
  • Não fique longos períodos sem comer. A alimentação deve ser leve, com a inclusão de carboidratos, cerca de 20 minutos antes da atividade.
  • Antes de qualquer exercício é necessário aquecer o corpo e alongar (o alongamento também deve ser feito ao finalizar os exercícios).
  • Use sempre os equipamentos adequados de cada atividade, como os de segurança para os esportes aquáticos.
  • O melhor horário é sempre no início da manhã e no final da tarde, quando as temperaturas estão mais amenas e a umidade do ar, melhor.
  • Mesmo aqueles acostumados a se exercitar devem se proteger das queimaduras solares. Bonés, roupas leves e filtro solar são companheiros indispensáveis para quem vai se expor ao sol. O filtro solar deve ser reaplicado após cada mergulho e depois de um período de suor excessivo.
  • Para iniciar em esportes mais arriscados, como bike aquática, stand up paddle ou surfe a recomendação é ter alguém com experiência por perto, como um professor. 

Por fim, divirta-se muito e aproveite!


Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais