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Conheça os benefícios do treino com faixa elástica

As faixas elásticas podem ser extremamente versáteis na hora de se exercitar em casa. Veja algumas dicas para iniciar o treino sem lesões e contratempos

O fechamento das academias, que faz parte das medidas restritivas para conter a transmissão da Covid-19, impôs desafios para quem quer exercitar-se. A solução foi manter a rotina de treinos em casa, já que a atividade física é um dos pilares para manter a imunidade em dia, além de auxiliar no combate a doenças como depressão e ansiedade.

Acessório muito utilizado e de grande versatilidade, a faixa elástica, (mini band em inglês, como também é conhecida) possibilita fortalecer todos os grupos musculares, além de ser usada frequentemente para a reabilitação e prevenção de lesões.

De acordo com a profissional de educação física e personal trainer Claudia Francisca Santos, os exercícios com as faixas elásticas promovem a flexibilidade e o aumento da amplitude dos movimentos, o aumento da resistência física e estímulo da força (que resulta no fortalecimento dos músculos), além de relaxar as tensões musculares. Este tipo de exercício promove também o aumento da concentração, já que o seu uso exige atenção para controlar o corpo.

“Com a ajuda das faixas elásticas é possível realizar um treino semelhante aos que necessitam dos equipamentos da academia, obtendo os mesmos benefícios a um menor custo”, diz a profissional de educação física, que acredita ser possível queimar uma média de 300 a 400 calorias em uma aula com duração de 45 a 60 minutos, dependendo da intensidade do exercício.

“Os exercícios com as faixas elásticas podem ser realizados por pessoas de qualquer idade e diferentes tipos de condicionamento físico. Basta utilizar a faixa com o nível de resistência adaptado ao seu condicionamento.”

A profissional explica que normalmente as faixas possuem cores diferentes para indicar as suas resistências. “Cada fabricante oferece uma variedade de cores para níveis distintos. Normalmente as de cores mais claras (amarelas e laranjas) são as mais suaves, seguidas das azuis e roxas (resistência média) e as cinzas-escuras e douradas, muito mais resistentes.” No entanto isso pode variar de acordo com a marca da faixa, sendo aconselhável checar a sua resistência na hora de comprar.

Iniciantes devem pegar leve

“Não só para exercícios com as faixas elásticas, mas para qualquer tipo de exercício, iniciantes sempre devem começar a treinar com um nível menor de intensidade. Comece com exercícios mais simples e de pouca complexidade e evite, neste início, as cargas pesadas, que podem causar inflamações no dia seguinte.”

Por isso mesmo é importante a orientação profissional: “O profissional de educação física irá monitorar e corrigir a postura e possíveis erros de execução dos movimentos, além de ajudar a manter o foco, a motivação e a obter os resultados desejados mais rápido. Além do incentivo psicológico”, acredita Claudia.

Entre os músculos que podem ser trabalhados, estão:

• Bíceps – exercício: rosca direta

• Deltoide medial (ombro) – exercício: elevação lateral.


• Grandes dorsais (localizados na parte inferior das costas); posterior de ombro, bíceps e trapézio (parte superior das costas) – exercício: remada baixa.


• Glúteo máximo (bumbum), coxas e abdômen – exercício: glúteos quatro apoios

• Glúteo médio (bumbum)- exercícios: abdução de quadril (foto). – Foto 3.1 e 3.2

Fotos: Arquivo Pessoal

Cuidado: É muito importante usar a faixa com o nível de resistência adaptado à sua capacidade. De outro modo podem acontecer lesões e acidentes. “Se você esticar demais qualquer tipo de elástico o látex se romperá, podendo causar lesões. Portanto, se você sentir que está esticando a faixa mais do que deveria, troque por uma faixa mais grossa e com mais tensão”, aconselha Claudia.

Leandro Ferreira

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Leandro Ferreira

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