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Bicicleta Ergométrica

Durante a pandemia desfrute dos benefícios de pedalar sem sair de casa!

Não é à toa que muitos especialistas indicam a prática de exercícios físicos durante a pandemia. Eles estimulam a liberação de endorfinas, diretamente relacionadas à sensação de prazer e bem-estar, diminuem os níveis de cortisol e ajudam a controlar a ansiedade, (ver matéria sobre os benefícios dos exercícios como estimulador de bem-estar).  que frequentemente atinge quem está confinado.

“Sem dúvida praticar atividade física se tornou um dos meios mais eficazes de aliviar o estresse de quem está vivendo o isolamento social. Neste contexto, em que o home office se tornou uma realidade, as pessoas têm visto nos exercícios não apenas uma forma de atenuar este problema, mas também de cuidar da saúde como um todo,” diz o personal trainer, professor da Competition Sports Club e especialista em ciclismo indoor, Jones Villacrez.

No entanto já sabemos que os exercícios devem ser realizados isoladamente ou junto à família, com o objetivo de evitar aglomerações e, ainda, dentro de casa, onde para muitas pessoas não há espaço adequado disponível.

É aí que entra a bicicleta ergométrica como uma excelente alternativa. “Praticar atividade física em um ambiente interno já se tornou parte da rotina de muitas pessoas. Neste sentido, adquirir uma bicicleta ergométrica é uma boa opção, visto a facilidade em seu uso.”, acredita o personal Jones. “É uma ótima alternativa para queimar calorias de maneira fácil e rápida, no conforto de casa; além de ser uma excelente atividade cardiorrespiratória e, sobretudo, com baixo risco de lesões. “

A sua versatilidade está também no fato da prática não exigir grandes espaços, já queé possível ter um aparelho em qualquer canto da casa.

O médico do esporte e diretor do Laboratório de Ergoespirometria e Caloriametria Indireta do Hospital Nove de Julho, Dr. Páblius Staduto Braga, acredita que a principal qualidade da bicicleta é como motivadora para a pessoa não parar de se exercitar na pandemia. “O maior benefício é o de permitir manter a prática desta atividade de resistência com a regularidade necessária, que ajuda na saúde corporal como um todo, no gerenciamento da pressão arterial e no controle do peso corporal.”

Aparelho Correto e Regulagem

São vários tipos de equipamento que se adaptam ao bolso, às exigências e necessidades de cada um.

Mas é preciso levar em conta detalhes importantes na hora de escolher a melhor bicicleta, como explica o professor. “Modelos mais simples podem exigir menor custo de manutenção, mas, em troca não possuem recursos tecnológicos que podem ser importantes por conta de informações aos usuários como painéis digitais, quilometragem estimada, média de calorias gastas, cadência de pedal e nível de carga, entre outras.”

De acordo com Jones há basicamente dois tipos de modelos que atendem a diferentes perfis de público: com assentos horizontais e verticais. As bicicletas de assento horizontal, com encosto, proporcionam mais conforto e demandam menos esforço na sua regulagem, o que torna o seu manuseio mais fácil. É indicada para pessoas da terceira idade, por exemplo.

Já nos modelos de assento vertical, aqueles que simulam as bicicletas tradicionais, devem ser observados os ajustes e regulagens de altura de banco e guidão (ver quadro). Eles variam de acordo com a pessoa e são importantes para evitar sobrecargas e desgastes desnecessários, como explica o dr. Pablius.

O médico não aponta contraindicações nos exercícios de forma geral. “Apenas se levar a dores na coluna, nos joelhos ou quadril. Outra situação contraindicada seria a de pessoas com doenças crônicas, sem o controle adequado de medicamentos e tratamentos (diabetes, hipertensão arterial, e dor do tipo angina, que pode levar ao infarto) praticarem o exercício.”

“É sempre importante o acompanhamento de um profissional de educação física qualificado para a correta orientação durante o exercício, principalmente aos portadores de doenças crônicas”, lembra Jones.

Ajustes da bicicleta com banco vertical:

  • Regulagem de altura do banco: deve estar em alinhamento com a crista ilíaca (osso do quadril, que fica proeminente na parte anterior).
  • O guidão deve ser ajustado de modo que as costas permaneçam alinhadas (eretas) quando os braços estão estendidos.
  • Ao pedalar os joelhos não devem estender demais quando empurrar o pedal; estando levemente flexionados.
  • A parte dos pés em contato com os pedais deve ser a da frente (palmas), mas não as pontas.

Um treino de 30 minutos vai gastar…

Depende do condicionamento físico de quem pratica, explica Jones. “Deve se levar em conta o peso, a altura e o grau de esforço da pessoa. Mas dá para dizer que, se considerarmos alguém com 70 quilos, dá para queimar uma média de 250 a 300 calorias em atividade moderada (sem exaustão, cerca de 70% a 80% da frequência cardíaca máxima).[1]  durante meia hora “Por se tratar de uma atividade cardiovascular, monitorar a frequência cardíaca é de extrema importância”, lembra Jones.

Dr. Pablius lembra da importância da regularidade. “Esta queima só terá valor significativo se a prática for igual ou maior a três vezes por semana, podendo se chegar a cinco vezes por semana se for feita em carga moderada.”

Onde Alugar

Manaus

am.olx.com.br

Fortaleza

https://www.rciloc.com.br/

Recife

http://pe.olx.com.br

Salvador

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2020/04/24/live-para-criancas-aluguel-e-emprestimo-de-equipamentos-academias-da-ba-se-reinventam-durante-pandemia.ghtml

Brasília

/http://www.superbike101.com.br/aluguel-de-bicicletas/

Rio de Janeiro

https://www.ergotecfitness.com.br/

Belo Horizonte

https://www.facebook.com/pages/category/Sports—Recreation/Esteiras-E-Bikes-Em-Bh-353743651333812/

São Paulo

bioritmo.com.br

https://pratiqueemcasa.com.br/aluguel-de-bike-em-sao-paulo/

Curitiba

https://www.facebook.com/pg/fitcuritiba/posts/

Porto Alegre

https://www.espacoquallys.com.br/loja-movement


[1] Cálculo de frequência máxima: 220 – idade = frequência cardíaca máxima estimada.

Andrea Alves

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Andrea Alves

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