Início » Saúde Mental em Tempos de Quarentena

Saúde Mental em Tempos de Quarentena

por Andrea Alves
SAÚDE MENTAL EM TEMPOS DE QUARENTENA

Cuidar do equilíbrio da mente é um ato de prevenção, uma vez que a ansiedade e a imunidade estão muito ligadas. Fique em casa, mas fique bem – com as dicas que preparamos para você passar por este período com serenidade

A humanidade está atravessando uma situação inédita, totalmente desconhecida. No Brasil não está sendo diferente e desde que o novo coronavírus fez as suas primeiras vítimas, fez-se necessário seguir orientações dos órgãos da saúde. Uma delas é o isolamento. Se por um lado há a consciência sobre o que deve ser feito, por outro pode ser muito difícil suportar a quarentena. “Cada pessoa sentirá de forma diferente. Vai depender do histórico pessoal e familiar, de problemas de saúde mental e física, de cultura e tradições pessoais e de vivências anteriores em situações de crise”, diz a psicóloga especializada em família Carla Guth. “Para alguns pode gerar medo, angústia, irritabilidade, letargia e tantos outros sentimentos.”

Para ajudar a passar por essa fase com mais equilíbrio e minimizar as consequências psicológicas Carla preparou algumas dicas. Confira:

Não Veja Notícias o Dia Todo

Como segurar a ansiedade diante de tanta informação? Claro que manter-se informado é importante, principalmente no tocante à prevenção da doença. “Mas não precisa ficar 24 horas vendo notícias, o que só aumenta a ansiedade e a sensação de impotência. Além das fake news que não ajudam em nada”. O melhor é estabelecer alguns momentos para se atualizar. “Cuidado para não usar o tempo só com isso, deixando de focar em outras atividades. Pare, olhe em volta e veja que há muitas coisas a fazer.”

Tente Fazer Coisas Produtivas

Sabe aquele projeto que você sempre quis iniciar e nunca conseguiu por falta de tempo? Que tal começar agora? Ou estudar algo, ou ainda pesquisar por maneiras de contribuir como cidadão? Sentir-se útil, além de diminuir a sensação de impotência, traz sentido ao caos. “Faça uma lista de tudo o que gostaria de fazer com a família, se tivesse tempo, priorizando o mais importante. É hora de colocar em prática assuntos que estavam parados há muito tempo e que gostaria de dar sequência, por exemplo.”

Permaneça com a Rotina

Claro que a sua rotina provavelmente será alterada de alguma forma. Mas é importante tentar manter a normalidade: fazer as refeições nos horários costumeiros, trabalhar quando possível, exercitar-se em casa, etc. “Uma rotina diária ajuda a lidar com a situação e manter a mente ativa. Ficar letárgico pode gerar ansiedade e tristeza.” Carla aconselha a definir horários que incluam trabalho (início e fim), tarefas de casa, tempo para estar em família com as crianças – e também para o cuidado próprio. “Tire um tempo para fazer algo que gosta, como escutar música, ler, assistir um filme, cozinhar, ou mesmo ficar em silêncio.”

Mantenha o Pensamento Positivo

Lembre-se que essa é uma fase, que vai passar, e é importante manter a positividade, até mesmo para quando vier a calmaria. Tente encontrar soluções para os problemas e não os potencializar. “A ideia é enxergar oportunidades na crise. Aproveite este momento!”

Faça Exercícios

Os exercícios liberam substâncias que trazem sensação de bem-estar, ajudam a controlar problemas como depressão e ansiedade, além do apetite. Vale desde os aeróbicos até aulas de yoga – sempre em casa, claro.

Isolamento Físico Não é Social

O fato de você não poder estar fisicamente perto de amigos não significa eliminar totalmente o contato com eles. Aproveite a tecnologia para interagir com quem você ama – seja um neto, um avô ou amigo querido. “Para os idosos a conexão online com entes amados é importante para se sentirem menos solitários. Muitos já têm uma rotina que tiveram de deixar de lado, ao mesmo tempo em que é ainda mais relevante estarem protegidos. Se você é um idoso, ou tem idoso na família, interaja mais com eles. Por exemplo, escolha uma atividade em comum, como assistir a mesma série, para conversar a respeito. Isso também é uma atividade social.”

Converse com as Crianças

Crianças podem se adaptar às situações, o que pode variar de acordo com a idade. “Alguns pais estão com dificuldades em se adaptar ao confinamento e não ajudam as crianças também. É preciso manter a calma. Escute as dúvidas, tente explicar respeitando o entendimento delas. Escutei um pai contar que a filha não tinha o hábito de guardar os brinquedos e, com a quarentena passou a fazê-lo. Ajude as crianças a descobrirem novas atividades.”

Divida as Tarefas

A ideia do coletivo nunca esteve tão evidente. Dividir as tarefas pode significar alívio, pois não sobrecarrega ninguém; além de um grande prazer com o resultado final, já que todos participaram.

Exercício sugerido: coloque o nome de todos da família em um papel e embaixo dos nomes a atividade destinada a cada um da casa, com os horários para pausas e brincadeiras.

Está sofrendo? Busque Ajuda Profissional

Muitos profissionais, como psicólogos e psiquiatras, disponibilizam os seus serviços online. O acompanhamento psicológico pode ser extremamente importante nesse momento. “É importante entrar em contato com as sensações, perceber o que está sentindo. Esse é o primeiro passo para reagir da melhor forma”.

De acordo com Carla muitas pessoas negam a situação por acharem que conseguem dar conta das angústias. “Essa negação faz com que se coloquem em risco.”

Compartilhe o que sente, suas dificuldades. Lembre-se de que estamos todos na mesma situação. E busque ajuda.

3 comentarios

Elvio/Nair Rizzon 9 de abril de 2020 - 16:20

Equipe Tokio Marine:
Muito oportuno essas mensagens enviadas a todos. Saúde mental é tudo! – Agradecidos estamos!
elvio/nair. –

Jamile Cristina Guido 25 de abril de 2020 - 23:24

Quem como Deus?

Monica Camargo 12 de junho de 2020 - 17:49

Olá gostei do seu post bem explicado, essas informações tem me ajudado muito vou seguir seu blog, quero te apresentar a Jarra é um purificador de água portátil que transforma água comum em água alcalina acesse o link e aproveite: http://cutt.ly/jy3DDsv

Comentários estão fechados.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais