Início » Nova CNH 2022 começa a ser emitida no Brasil. Saiba tudo o que muda.

Nova CNH 2022 começa a ser emitida no Brasil. Saiba tudo o que muda.

por Leandro Ferreira

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entra em vigor a partir desta quarta-feira (1º de junho) e tem elementos para melhorar a segurança.

O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitido a partir de hoje (1º de junho de 2022) pelos Detrans de todo o Brasil. A mudança, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e foi tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886.

Apesar do novo modelo já estar em vigor, não há necessidade de troca imediata por parte dos motoristas. Essa substituição acontecerá à medida que forem feitas as renovações ou emissões de 2 via. Uma das novidades é a escolha pela CNH física ou digital, que fica a critério do condutor. Confira abaixo as mudanças e tire as principais dúvidas sobre a nova CNH:

O que muda na nova CNH?

Nova CNH — Foto: Reprodução/Contran
Nova CNH — Foto: Reprodução/Contran

A nova Carteira Nacional de Habilitação tem elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes; Também traz a informação de quais veículos o motorista está apto a conduzir em formato de tabela.

O documento irá diferenciar entre permissão para dirigir, identificado pela letra “P”, ou CNH definitiva, com a letra “D” e pode identificar se o motorista exerce atividade remunerada com o veículo, além de possíveis restrições médicas.

Outras novidades são a possibilidade de uso do nome social e filiação afetiva do(a) condutor(a). A Nova CNH mantém o QR Code já disponível nos documentos emitidos a partir de 2017.

Preciso fazer a troca pelo novo documento?

Segundo o Contran, não há necessidade de troca imediata para a nova CNH. Essa substituição deve acontecer à medida em que os motoristas forem renovando ou emitindo a segunda via.

O que acontece com a CNH atual?

A entrada em vigor do novo documento não invalida A CNH atual, que continua sendo aceita em todo o Brasil até sua data de validade.

A nova CNH é física ou digital?

Existem as duas opções, ficando à critério do motorista escolher a de sua preferência.

Como e quando devo solicitar o novo documento?

A resolução nº 886 do Contran estabelece que a nova CNH só será expedida nas seguintes situações:

  1. Obtenção da permissão para dirigir (PPD), com validade de 1 ano;
  2. Substituição da PPD pela CNH definitiva, ao término do prazo de validade de 1 ano;
  3. No caso de adição de categoria;
  4. Solicitação de emissão da versão física da CNH;
  5. Quando houver reabilitação do condutor;
  6. Alteração de algum dos dados impressos na CNH;
  7. Substituição do documento de habilitação estrangeira.

A validade e a quantidade de pontos da CNH vão mudar?

Essas regras não mudam. Desde junho de 2021, a CNH teve um aumento da validade, passando de 5 anos para 10 anos para condutores com menos de 50 anos. Quem tem 50 anos ou mais, deve renovar a habilitação a cada 5 anos e, os condutores com mais de 70 anos, a cada 3 anos. Assim como a validade, as regras de pontuação continuam as mesmas. Também desde junho de 2021, a lei estabelece que um condutor pode ter 40 pontos na CNH durante um período de 12 meses, se não houver nenhuma infração gravíssima

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais