Início » Maio Amarelo – Por uma Nova Forma de Encarar o Trânsito

Maio Amarelo – Por uma Nova Forma de Encarar o Trânsito

por Andrea Alves
MAIO AMARELO – POR UMA NOVA FORMA DE ENCARAR O TRÂNSITO

Todos os anos a Organização das Nações Unidas propõe uma reflexão sobre a conduta no trânsito. Um problema sério que resulta em mortes e acidentes em todo o mundo. E você, como está dirigindo?

Quando falamos de trânsito, falamos de vidas. Da sua, da sua família, dos amigos. Mas infelizmente no Brasil o número de mortes por acidentes de trânsito é alarmante . De acordo com os dados do Movimento Maio Amarelo de 2018 , 90% destes acidentes têm como causa desatenção, imprudência e falhas humanas (como falar ao celular enquanto dirige). Uso abusivo do álcool, alta velocidade, não usar o cinto de segurança e a intolerância são outras atitudes que contribuem para os acidentes.

Chama a atenção também o número de jovens e adolescentes envolvidos, às vezes até sem os documentos exigidos pela lei para conduzir.

A responsabilidade é sua também

Todos estes comportamentos não são acidentais, já que poderiam ser evitados. Quando você digita no celular ao volante, por exemplo, assume o risco de provocar um acidente. Ter a consciência da própria responsabilidade, seja no carro, no caminhão ou na moto, na van ou na bicicleta, é o primeiro passo para mudarmos esse cenário.

E por que não evitar um comportamento de risco para aumentar a sua segurança? Dirija com prudência, seja responsável. Faça a sua parte.

  • Evite usar o celular no trânsito
  • Respeite os limites de velocidade
  • Não dirija sob o efeito do álcool

Obs: Não são apenas as pessoas ao volante que devem ser responsáveis. Ciclistas e pedestres têm regras a obedecer. Pedestres devem utilizar passarelas, respeitar os sinais de trânsito e atravessar em locais permitidos.

Ciclistas devem utilizar a ciclovia, respeitar os sinais de trânsito e assim como o automóvel, dar prioridade ao pedestre.

O que é o Maio Amarelo

O Maio Amarelo é uma campanha da ONU, cujo objetivo é fomentar ações com pedestres e motoristas, como abordagens no trânsito e lembretes nas redes sociais durante o mês de maio. Poder público e empresas privadas participam nesta 7a edição, disseminando o conceito de paz, cidadania e prudência no trânsito. Para mais informações acesse: www.maioamarelo.com.br

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais