Início » Dia do estagiário: Seguro Acidentes Pessoais Estagiário é obrigatório e deve ser exigido pelo estudante

Dia do estagiário: Seguro Acidentes Pessoais Estagiário é obrigatório e deve ser exigido pelo estudante

por Leandro Ferreira

Em 18 de agosto é comemorado o Dia do Estagiário. A data remete à publicação do decreto n° 87.497/82, que regulamentou a lei existente sobre o estágio, estabeleceu regras e limites para a atividade. Se você nunca ouviu falar dessa efeméride, surpreenda-se: ela completa 40 anos em 2022.

De acordo com a lei, o estágio “é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos”. Ou seja, é uma etapa fundamental para a formação profissional na maioria das carreiras.

Em 2008, a legislação que regulamenta a atividade foi atualizada pela Lei nº 11.788/2008. Entre outras garantias, ela determina que o estagiário esteja amparado pelo Seguro Acidentes Pessoais Estagiário. Portanto, antes de assinar um contrato de estágio, o estudante deve estar certo que contará com esse direito.

Assim como outros profissionais, os estagiários estão sujeitos aos riscos das profissões que abraçaram. As empresas ou instituições de ensino têm o dever de proporcionar o seguro para acidentes pessoais para os estagiários. Na Tokio Marine, além das coberturas para riscos de acidentes e reembolso médicos ou invalidez permanente, os estagiários ainda contam com diversas vantagens, como descontos em produtos e serviços em rede credenciada.

Apesar de obrigatório, o Seguro Acidente Pessoais Estagiário é pouco conhecido, portanto esclarecemos as principais dúvidas sobre sua contratação. Confira:

Qual a diferença entre o Seguro de Vida e o Seguro Acidentes Pessoais Estagiário?

O Seguro de Vida cobre complicações que implicam riscos à sobrevivência da pessoa, enquanto o estagiário cobre acidentes que comprometam sua integridade física. Por exemplo, a cobertura no estágio não cobre doenças e complicações decorrentes delas, algo que o Seguro de Vida inclui.

De quem é a obrigação de contratar o Seguro AP Estagiário?

Segundo a legislação brasileira, a contratação do seguro pode ser de responsabilidade da organização concedente do estágio ou da instituição de ensino, em caso de estágio obrigatório para a obtenção do diploma.

Com que idade pode ser contratado o Seguro AP Estagiário da Tokio Marine?

O Seguro Acidentes Pessoais Estagiário da Tokio Marine pode ser contratado para segurados a partir de 16 anos.

Como é feita a contratação do Seguro AP Estagiário?

A contratação é muito simples, pode ser feita pelo próprio site da Tokio Marine ou com o seu Corretor de Seguros.

Para mais informações sobre o Seguro AP Estagiário da Tokio Marine, acesse o site: tokiomarine.com.br/seguros-acidentes/seguro-acidentes-pessoais-estagiario/

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais