Início » Agosto Dourado: a importância da amamentação na vida do bebê

Agosto Dourado: a importância da amamentação na vida do bebê

por Leandro Ferreira

Considerado ouro pela OMS, o leite materno pauta agosto como época de conscientização sobre a amamentação. Confira a importância do leite materno.

Considerado ouro pela OMS, o leite materno pauta agosto como época de conscientização sobre a amamentação. Confira a importância do leite materno.

O leite materno é um alimento completo. Isso significa que, até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento. Ele é de mais fácil digestão do que qualquer outro leite, é rico em anticorpos e protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias.

A importância do leite materno é altíssima no desenvolvimento dos bebês – além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade, fortalece o sistema imunológico e reduz em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

Além disso, a amamentação iniciada logo após o nascimento do bebê pode diminuir a mortalidade neonatal, aquela que acontece até o 28º dia de vida, e para as mulheres reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama.

Entre todos os benefícios da amamentação e importância do leite materno também estão o contato mais íntimo entre mãe e bebê. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, além de ajudá-la a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração.

De acordo com último Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI/2019) do Ministério da Saúde, mais da metade das crianças brasileiras permanecem em amamentação ao longo do primeiro ano de vida.

Entre as crianças menores de quatro meses, 60% ainda consomem leite materno, e para as crianças de seis meses de vida o índice de amamentação exclusiva cai para 45,7%.

A pesquisa também mostrou que quase todas as crianças foram amamentadas alguma vez, sendo que dois a cada três bebês ainda na primeira hora de vida.

A Semana Mundial de Aleitamento Materno

A história da Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início em 1990, num encontro da Organização Mundial de Saúde com a UNICEF, momento em que foi gerado um documento conhecido como “Declaração de Innocenti”.

Para cumprir os compromissos assumidos pelos países após a assinatura deste documento, em 1991 foi fundada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA, sigla em inglês).

Em 1992, a WABA criou a Semana Mundial de Aleitamento Materno e, todos os anos, define um tema a ser explorado e lança materiais que são traduzidos em 14 idiomas com a participação de cerca de 120 países.

Agosto Dourado 2023

O tema escolhido para a campanha do Agosto Dourado deste ano é “Faça a diferença para mães e pais que trabalham” e traz à tona a discussão sobre a continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar às atividades profissionais.

A campanha, que reforça a importância do leite materno, tem o objetivo de mostrar o impacto da licença remunerada, do apoio no local de trabalho e das normas parentais emergentes sobre a amamentação através das lentes dos próprios pais.

O Seguro de Vida aliado do futuro

Além das medidas para melhorar a saúde desde os primeiros anos, também é importante o cuidado com a segurança, tranquilidade e qualidade de vida.

Para isso, uma boa solução é o Seguro de Vida da Tokio Marine, que pode ser usado em vida com diversos benefícios como orientação médica on-line, descontos em medicamentos e o app Vida Saudável, que oferece orientação em diversas especialidades por videoconsulta.

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais