Categorias Alimentação

Horta em Casa ou Apartamento: Confira as nossas dicas

A horta em casa só traz vantagens: as verduras e os temperos são mais saborosos, livres de agrotóxicos e deixam o espaço com um aroma maravilhoso, trazendo vida e frescor ao ambiente. E o melhor é que a horta pode ser cultivada em espaços pequenos, como apartamentos, mas precisa de alguns cuidados básicos. Quer aprender a fazer?

Montar uma horta caseira pode ser mais fácil do que se imagina e muito compensador. Mesmo em um apartamento pequeno, verduras, ervas e temperos podem florescer com a vantagem de estarem livres de agrotóxicos, com mais sabor e valor nutricional. É o que afirma a nutricionista Giovanna Oliveira, da clínica Dra. Maria Fernanda Barca.

“Colher alimentos fresquinhos direto da sua horta é um privilégio que traz comodidade, satisfação e um sabor extra ao prato; além de vantagens para a sua saúde, pois são alimentos orgânicos que não contêm nenhuma substância química e, portanto, apresentam uma concentração elevada de antioxidantes (em torno de 60% superior aos não orgânicos).”

Giovanna explica que os compostos antioxidantes estão associados à redução dos riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas, alguns tipos de cânceres e doenças inflamatórias.

Ou seja, uma horta orgânica é como uma farmácia em casa!

Mais Frescor, Mais Tempero, Mais Sabor

A professora de inglês Fabiana Shimura já cultivava em casa algumas mudas que a mãe ganhava de conhecidos, mas foi quando o seu cachorro morreu que resolveu se dedicar de verdade à sua horta, em Atibaia (SP). “Na época me ajudou a me distrair, foi como uma terapia. E ainda é: plantar, acompanhar o crescimento, aguar e cuidar.”

O fato de Fabiana gostar de cozinhar e criar pratos diferentes também ajudou. “A minha horta está em todas as refeições, até no café da manhã! Se faço uma omelete ou ovo cozido tem ervas da horta. Quando vou pedir pizza eu peço as simples e incremento com a minha horta. Ter vários temperos frescos à sua disposição faz toda a diferença no sabor da comida.”

Em sua horta ela planta ervas como manjericão, cebolinha, salsinha, hortelã, orégano e coentro; e folhas (rúcula, alface, couve manteiga, almeirão).

Como Começar a Sua Horta

“Alecrim, manjericão, salsa, cebolinha, hortelã e tomilho, além de darem muito aroma ao prato são resistentes e não requerem tanto espaço em casa. Ótimas opções para quem quer começar e não tem muita experiência”, recomenda Giovanna. “Outras que não necessitam de muito espaço, em geral apenas 15 centímetros de profundidade para darem uma boa colheita: alface, alho, coentro, rabanete e rúcula.”

A nutricionista lembra que é preciso paciência, mas o resultado é compensador. “Existem muitas variáveis que podem fazer a sua horta dar certo ou não, como quantidade de água, tipo de solo e o local escolhido na casa. Mas não tenha medo de errar! Comece devagar, com três ou quatro ervas mais resistentes. Assim você se anima e com o tempo vai percebendo o que se adapta melhor em cada local da casa.”

Alguma sugestão? “Quanto mais você usar mais ela vive e cresce. Se houver espaço depois tire do vaso e plante na terra.” E se não houver? “Dá para fazer hortas verticais, que ficam ótimas em apartamentos. Durante a pandemia e com mais tempo livre, o meu marido começou a fazer a horta vertical por hobby, uma amiga gostou da ideia. Hoje eles estão comercializando as hortas verticais!”

Legenda: Exemplo de horta vertical.

Foto: Fabiana Shimura

Fabiana lembra que é preciso dedicar um tempo para cuidar da horta. “Ela precisa de atenção, mas é só colocar na lista de tarefas diárias que dá certo. Eu, por exemplo, faço a manutenção nos finais de semana.”

Se animou para começar? Aproveite as dicas e mãos à obra!

Claridade, Adubação e Rega

  • Dê preferência a um lugar que receba sol. Isso evita ficarem suscetíveis a pragas, fungos e doenças.
  • Opte por vasinhos autoirrigáveis, que transportam água até a raíz, garantindo a absorção necessária.
  • Algumas espécies (como manjericão e hortelã) exigem rega frequente enquanto outras (alecrim, tomilho, oréganos, manjerona e sálvia) precisam de menos água. Procure se informar.
  • Uma dica para as jardineiras verticais é comprar mudas prontas, principalmente no inverno em que há menos luz solar, o que pode comprometer o desenvolvimento.
  • Lembre-se de fazer furos no fundo do vaso, caso ele não os tenha, para evitar o excesso de água.

Cuidado com as Pragas

  • A luz do sol é indispensável para que a planta sobreviva. Jamais opte por locais escuros e atenção para a mudança da incidência ao longo do ano.
  • Pragas em hortas caseiras podem ser combatidas manualmente, removendo folhas e bichos; ou com sabão neutro, detergente de louça ou extratos com pimenta e alho. Não utilize produto inseticida industrial, venenos industrializados e agrotóxicos, pois podem resultar em intoxicação.
  • Há vários tipos de praga. Pesquise as pragas que costumam atacar a planta em questão e como combatê-las com inseticidas naturais.

Confira uma receita de inseticida natural:

Inseticida de Alho

1 cabeça de alho

Cravo da índia

2 copos de água

  • Bata os ingredientes no liquidificador até formar uma mistura homogênea. Deixe descansar por um dia. Depois adicione três litros de água à mistura e mexa bem. Borrife nas folhas das plantas.

Fonte: https://ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/3-receitas-de-inseticidas-naturais-para-combater-pragas-na-horta/

#fiqueemcasa #quarentena

Andrea Alves

Ver comentários

Postagens recentes

Cresce procura por serviços de saúde on-line durante a pandemia

Cada vez mais pessoas optam por cuidar da saúde com segurança, evitando frequentar locais públicos…

1 mês atrás

Abril Azul – mês da conscientização sobre o autismo

Infelizmente portadores do transtorno do espectro autista ainda sofrem muito preconceito. Campanha alerta para a…

1 mês atrás

Mente sã, corpo são

Saúde mental e saúde física estão relacionadas. Bons pensamentos refletirão positivamente na sua saúde, assim…

1 mês atrás

Conheça os benefícios do treino com faixa elástica

As faixas elásticas podem ser extremamente versáteis na hora de se exercitar em casa. Veja…

1 mês atrás

Quer ajudar durante a pandemia?

Algumas iniciativas podem auxiliar pessoas carentes nestes difíceis tempos de pandemia. Saiba como você pode…

1 mês atrás

Alimentação adequada fortalece o sistema imunológico

O papel do alimento como um dos mais relevantes fatores de promoção da defesa no…

1 mês atrás