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Extravio de bagagem: saiba o que fazer e quais são os seus direitos

por Leandro Ferreira

Passa uma, passam duas, passam três… se esperar já não é uma situação boa, quando a espera é pela bagagem na esteira do aeroporto, o tempo para por alguns minutos, dando a sensação de que sempre somos os últimos da fila. A maior ansiedade nesse momento, quando aquela mala, com as melhores peças na ida, e muitas vezes com muitos presentes na volta, não chega.

De acordo com números da Sita, empresa especializada em tecnologia para o setor aéreo, o índice de bagagem extraviada teve queda de 50% nos últimos dez anos. Ainda assim, são cerca de 25 milhões de malas que se perdem por ano em todo o mundo. São 5,6 malas extraviadas para cada mil passageiros de avião. Ainda segundo a Sita, 75% dos casos são malas que chegam atrasadas, 20% são malas danificadas e 5% são de bagagem perdida ou roubada.

No Brasil, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a responsabilidade pela bagagem aérea recai sobre a companhia aérea desde o momento em que ela é despachada no balcão de check-in até ser recebida pelo passageiro no aeroporto de destino final da viagem. Caso ocorra extravio, os direitos dos passageiros são protegidos por uma resolução da Anac.

No caso de extravio de bagagem, a Anac aconselha que o passageiro comunique imediatamente o incidente à companhia aérea. A comunicação deve ser realizada no balcão da empresa aérea ou de seu representante, preferencialmente na sala de desembarque ou em local indicado por ela, conforme destacado pela agência.

Durante o processo de reclamação, o passageiro deve apresentar o comprovante de despacho da bagagem e fornecer um endereço para a devolução da mala, caso seja localizada. Conforme estipulado pela resolução 400 da Anac, a empresa tem sete dias para localizar a bagagem em voos nacionais e 21 dias em voos internacionais.

Se a bagagem não for encontrada e entregue dentro do prazo estabelecido, a empresa aérea deve indenizar o passageiro em até 7 dias, de acordo com as diretrizes da Anac.

É importante ressaltar que todas as companhias aéreas devem seguir os procedimentos estabelecidos pela ANAC, e a maioria delas disponibiliza informações e canais de contato para lidar com problemas relacionados à bagagem.

Para amenizar o problema do extravio de bagagem, algumas ações preventivas podem ser adotadas antes da viagem. Embora não eliminem a possibilidade do ocorrido, essas medidas podem reduzir os impactos negativos.

Confira algumas dicas para ter uma viagem sem dores de cabeça:

  • Itens Essenciais na Mala de Mão
    Leve na sua bagagem de mão itens essenciais para a sua estadia, como remédios, produtos de higiene pessoal, pelo menos uma muda de roupa e objetos valiosos como dinheiro, joias e dispositivos eletrônicos. Se estiver indo para uma ocasião especial, como um casamento, considere levar a roupa especial na bagagem de mão.
  • Declaração de Inventário
    Algumas empresas aéreas oferecem a opção de preencher um formulário com declaração de inventário, listando os itens que estarão na mala despachada. Isso pode ser útil, especialmente para objetos de valor. Certifique-se de entender os procedimentos e limitações da companhia aérea escolhida.
  • Personalização da Bagagem
    Personalize sua bagagem de forma única, usando fitas e adesivos, para evitar confusões durante a coleta de malas na esteira.
  • Guarda do Localizador
    Mantenha em local seguro o localizador entregue no balcão da mala despachada. Esse código é essencial para facilitar a localização da sua bagagem em caso de extravio.
  • Registro Fotográfico
    Tire fotos da sua bagagem antes do despacho. Isso pode ajudar a comprovar o estado original da mala em caso de danos ou perdas.
  • Dispositivos de Rastreamento
    Considere utilizar dispositivos disponíveis no mercado para rastreamento de bagagem. Algumas companhias aéreas oferecem serviços ou aplicativos que permitem monitorar a localização da sua mala durante a viagem.

Embora essas medidas não garantam a prevenção completa do extravio de bagagem, elas contribuem para minimizar os transtornos e facilitar a recuperação em caso de problemas.

Além disso, ao contratar um Seguro Viagem, você garante proteção extra. Com o Seguro Viagem Internacional da Tokio Marine, você tem coberturas em atraso de bagagem, caso a companhia aérea atrase a entrega das suas bagagens por um período superior a 12 horas, garantindo o reembolso das despesas para a aquisição de itens de primeira necessidade, como por exemplo, gastos com vestuário, alimentação e produtos de higiene pessoal. E também em casos de extravio de bagagem, com o pagamento de indenização, enquanto estiver sob a responsabilidade da transportadora.

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