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28 DE JANEIRO: DIA INTERNACIONAL DA PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS. A SUA EMPRESA ESTÁ PROTEGIDA?

por Leandro Ferreira

Muito se fala sobre riscos e ataques cibernéticos, mas ainda pouco se sabe sobre segurança e responsabilização nesse universo. Nos últimos anos, o Brasil tem figurado no topo do ranking de países que mais têm sofrido crimes virtuais, mas a cultura de proteção de dados pessoais ainda é baixa e os investimentos em infraestrutura que atenda essa demanda também.

Muitos são os fatores que vêm contribuindo para o aumento do número de casos de cibercrimes. Entre eles, está a migração de serviços financeiros para o ambiente virtual, passando pela ampliação do e-commerce e dos novos modelos de trabalho, como o home office e o híbrido, que ganharam força com a pandemia.

Além disso, com a evolução das ferramentas e práticas de CRM (sigla em inglês para Gestão de Relacionamento com o Cliente) nos últimos anos, é praticamente impossível adquirir um produto, mesmo que em uma loja física, sem que o estabelecimento não tenha registrado a sua documentação e seus dados pessoais.

Empresas de todos os portes – das gigantes às pequenas e médias – dos mais diversos segmentos também administram suas folhas de funcionários, fornecedores e controle financeiro de forma on-line. Como o dia a dia de toda essa logística está protegido? Como é possível garantir a saúde do negócio e a confidencialidade dos dados pessoais? As pequenas também são alvo?

É nessa hora que entra o Seguro Riscos Cibernéticos. O produto tem ganhado cada vez mais mercado e ficou em evidência com o advento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), focada na proteção de dados pessoais. Segundo levantamento da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), apenas de janeiro a setembro de 2022 a modalidade cresceu 75% em relação ao mesmo período de 2021. Varejo, energia elétrica e saúde são os segmentos que mais têm procurado por esse tipo de seguro.

Mas como funciona a proteção? No caso do Tokio Marine Riscos Cibernéticos, lançado em 2019, a cobertura básica cobre a responsabilidade cibernética do segurado e garante os danos causados a terceiros ou à própria empresa. A reclamação pode ser originada de um evento de responsabilidade que acontece, por exemplo, quando um dado ou informação não-pública de terceiros, pelos quais o segurado seja legalmente responsável, são perdidos; ou de um evento de responsabilidade de mídia, quando o segurado é acionado legalmente por plágio, pirataria, apropriação indébita ou roubo de ideias; ou ainda de um evento de segurança de rede ocasionado pela transmissão de um malware a partir da rede do segurado.

O seguro ainda possibilita a contratação de coberturas adicionais, como custos de remediação, multas PCI e custos de avaliação, extorsão cibernética e lucros cessantes. Entre as vantagens e benefícios na contratação do seguro, destacam-se atendimento 24h, todos os dias, por uma equipe especializada (muitas vezes pequenas e médias empresas não possuem profissionais especializados e dedicados à nessa área, como um help desk); trinta licenças para antivírus e firewall grátis da AVAST e possibilidade de pagamento em até seis vezes sem juros.

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