Início » Novembro azul

Novembro azul

por Andrea Alves

Tudo Azul com a Sua Saúde

Campanha Novembro Azul alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata

A campanha Novembro Azul surgiu com o objetivo de conscientizar para a importância dos exames preventivos e de combater o câncer de próstata. Este é o segundo câncer que mais mata homens no Brasil, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma. Foram 68.212 casos em 2018, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA)[1].

Para o oncologista Dr. Artur Malzyner, do Hospital Israelita Albert Einstein, apesar de uma discreta redução no número de casos em âmbito mundial, isso não ocorreu no Brasil, onde houve o aumento da incidência do tumor. “Mas é provável que seja por conta do aumento dos exames de PSA (dosagem sanguínea do antígeno prostático específico); o que também ocorreu nos países desenvolvidos quando se disponibilizou esse exame.”

Prevenção

Em geral o câncer de próstata não apresenta sintomas na sua fase inicial, quando há mais chances de cura. De acordo com Malzyner os exames mais usados – dosagem sanguínea de PSA e de toque – devem ser realizados regularmente, principalmente em homens a partir dos 50 anos e mais precocemente naqueles com histórico de câncer em parentes de primeiro grau.

“Dada a multiplicidade de abordagens para um diagnóstico e os vários tipos de câncer, a sugestão é manter acompanhamento constante com um médico geral ou oncologista, que estarão aptos a executar um plano de prevenção adequado a cada paciente”, pondera o Malzyner, que lembra: “Mais importante até do que os exames é a prevenção para as principais doenças fatais: evitar o tabagismo e a obesidade, alimentação com açúcares e gorduras de origem animal reduzidos e manter atividade física regular, de moderada a intensa.”

Tratamento

Além de aumentar as chances de cura, um diagnóstico precoce pode vir a permitir um tratamento menos agressivo. Uma vez confirmado o diagnóstico a extensão da doença é avaliada por meio da tomografia de tórax, mapeamento ósseo e PET –CT oncológico, além de outros exames. O tratamento pode incluir radioterapia, cirurgia e medicamentos.

Sem Preconceitos

O exame de toque é rápido (dura de cinco a dez segundos), simples e imprescindível. Ele não deve ser substituído e sim complementado.

Apesar de ter diminuído, ainda há preconceito em relação a esse exame.

Não deixe de cuidar da saúde por medo, preconceito ou vergonha quando é a vida que está em jogo!

Origem

A campanha Novembro Azul nasceu de um grupo de amigos na Austrália há cerca de 16 anos e coincide com o mês do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado 17 de novembro . A ideia de deixar o bigode crescer para simbolizar o apoio às vítimas deu origem ao nome Movember = Moustache and November (Bigode e Novembro).

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/novembro-azul.htm

Ações Solidárias

Todos os anos durante a campanha são realizadas muitas ações, que vão desde a distribuição de cartilhas (como a desenvolvida pelo Instituto Nacional do Câncer, INCA[2]), a exames de sangue gratuitos em postos de saúde e iniciativas de empresas privadas, divulgando iniciativas voltadas à prevenção.


[1] www.inca.gov.br

[2] https://www.inca.gov.br/publicacoes/cartilhas/cancer-de-prostata-vamos-falar-sobre-isso

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais