Início » Dezembro Laranja – Proteção da Pele é Coisa Séria

Dezembro Laranja – Proteção da Pele é Coisa Séria

por Andrea Alves
DEZEMBRO LARANJA – PROTEÇÃO DA PELE É COISA SÉRIA

Campanha “Se Exponha mas Não se Queime” orienta as pessoas a se protegerem do câncer que mais atinge os brasileiros

Dezembro chegou e, junto com ele, a preocupação com o câncer de pele, doença que já é a segunda que mais mata em nosso país (atrás apenas das oriundas do aparelho circulatório). Os números são preocupantes: 176 mil casos surgindo todos os anos no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer(INCA) .

O hábito da grande maioria da população de não se proteger à exposição solar no dia a dia é a principal causa deste resultado. A necessidade de reverter este quadro fez com que a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lançasse em 2014 a campanha Dezembro Laranja.

O mês foi escolhido por ser início das férias e do verão,época em que todos ficam mais vulneráveis ao sol. O objetivo é que as pessoas aproveitem este tempo, mas de forma consciente e protegidas.

O tema da campanha deste ano é “Se exponha mas não se Queime” e traz iniciativas que vão desde desenhos animados, para atingir o público infantil e infanto-juvenil, até agentes com pequenas amostras de protetores nas praias e o ato de compartilhar fotos nas redes sociais vestindo-se de laranja com a hashtag #dezembrolaranja.

Atenção aos sinais

Quem corre o maior risco são as pessoas de olhos, peles e cabelos claros, mas todos devem se cuidar. É importante também conhecer a sua pele. Se você tem pintas, manchas ou pequenas feridas, fique de olho na evolução delas, especialmente se forem manchas assimétricas ou com bordas irregulares.Neste caso procure um dermatologista. O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

Prevenção o câncer de pele é fácil e muito importante. Veja como:

  • Evite o sol das 10h00 às 16h00 (horário de verão)
  • Na praia prefira barracas de algodão ou lona, que absorvem mais a radiação ultravioleta
  • Chapéus, bonés, óculos escuros (com proteção UV) e protetor solar com proteção à água são os seus grandes aliados contra o câncer de pele. Use e abuse deles.
  • Use roupas com proteção UV.
  • Para quem trabalha ao sol é imprescindível o uso de protetor solar. Sempre que puder procure alguma sombra, como a de uma árvore.
  • Consulte o dermatologista uma vez ao ano.

De olho nas crianças:

Os efeitos nocivos do sol estão ligados à intensidade da exposição solar desde a infância e são acumulativos e irreversíveis. Por isso mesmo é muito importante proteger também as crianças. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses de idade.

Como aplicar o protetor solar

O melhor é aplicar ainda em casa, (o produto demora de 15 a 20 minutos para atuar) com uma boa cobertura tanto no rosto como no corpo. É importante reaplicar a cada duas horas se houver exposição prolongada ou muit atranspiração, como ocorre com aqueles que trabalham ou fazem exercícios ao ar livre.

O FPS 30 como fator mínimo costuma ser o mais indicado pelos profissionais e pode ser encontrado em forma de gel, creme, loção, spray ou bastão. Um deles será o mais adequado ao seu tipo de pele, portanto, não há desculpas para não usar.

O filtro solar deve ser usado todos os dias, mesmo quando o tempo estiver frio ou nublado, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

Para saber mais: www.dezembrolaranja.com.br

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais