Dezembro Laranja

Campanha deste ano enfatiza a importância da prevenção do câncer de pele ainda na infância

A campanha Dezembro Laranja completa sete anos desde que foi lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o intuito de reverter um triste resultado: de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele corresponde a 27% de todos os tumores malignos no Brasil. Os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) somam 177 mil novos casos da doença por ano. Já o melanoma tem 8,4 mil casos novos anualmente[1].

“A campanha é importante não só para conscientizar as pessoas como também para lembrar que, quanto mais precocemente a doença for detectada, maior é a chance de cura”, lembra a médica dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo e pós-graduada em oncologia cutânea pelo Hospital Sírio Libanês, dra. Juliana Toma.

A especialista afirma que o principal fator de risco para o câncer de pele é a exposição solar.  “Qualquer pessoa pode ter câncer de pele, independentemente de idade, sexo ou raça. Por isso é tão importante se proteger do sol”.

No entanto, de acordo com a médica, os riscos aumentam para as pessoas de pele, olhos e cabelos claros. E o protetor solar é o grande aliado no combate ao câncer de pele.

Quando Começar

Neste ano a campanha Dezembro Laranja traz crianças e adolescentes como porta-vozes, mostrando a importância de se levar em consideração medidas de proteção desde a infância.[2] Os efeitos nocivos do sol estão ligados à intensidade da exposição solar desde esta fase da vida e são cumulativos e irreversíveis.

Dra. Juliana faz coro com a recomendação do protetor solar precoce, e indica o uso a partir dos seis meses de idade. “É importante que o protetor solar para crianças seja o infantil. Até os dois anos de idade priorize o protetor solar físico, aquele que reflete a radiação (por isso deixam o aspecto esbranquiçado)”.

Já para os adultos o protetor solar deve ser de amplo espectro, com proteção contra radiação UVA e UVB e fator de proteção solar (FPS) no mínimo 30. Dra. Juliana explica que o protetor solar vai ajudar a diminuir as queimaduras solares e a absorção dos raios UVB (relacionados ao câncer de pele e queimaduras superficiais) e UVA (relacionadas ao fotoenvelhecimento). “Ele deve ser aplicado no corpo todo, lembrando das orelhas, nuca, couro cabeludo, boca, mãos, colo e pés.”

Mas tão importante quanto o uso do protetor solar é saber aplicar a quantidade adequada, como alerta a dermatologista. “Evite uma quantidade pequena e espalhar demais. Reaplique a cada duas horas. Hoje há uma infinidade de tipos de proteção solar: spray, bastão, espuma, os que ajudam a controlar a oleosidade, para os que praticam atividade física, com ou sem cor.  Consulte o dermatologista para te ajudar a escolher o que se adapta melhor à sua pele.”

Além disso, o horário das 10 às 16 horas deve ser evitado, assim como a exposição direta na praia. “Procure sempre ficar na sombra. Barreiras físicas (chapéus, bonés, óculos, camisetas UV) devem ser associadas à barreira química (protetor solar).”

Outro lembrete: A ação dos raios ultravioletas também pode prejudicar os olhos. A recomendação é usar óculos com proteção UV.

Manchas na Pele: Fique de Olho

Há ainda outros fatores que podem indicar ou contribuir para o câncer de pele. São eles: queimaduras, úlceras crônicas, bronzeamento artificial, muitas pintas e história familiar de câncer de pele.

Se você tem pinta, manchas ou pequenas feridas, preste atenção na evolução delas e consulte um dermatologista em caso de:

  • Manchas assimétricas e com bordas irregulares
  • Cores múltiplas
  • Manchas com diâmetro maior do que seis milímetros
  • Modificações na evolução da mancha

 “O diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento”, conclui a dermatologista.


[1] https://www.sbd.org.br/dezembroLaranja/sobre/

[2] A campanha de 2020 tem como embaixadores os influenciadores digitais Maria Clara e JP, líderes de audiência entre os canais infantis do You Tube Brasil. (IG:https://bit.ly/33l2SiC / YT: https://bit.ly/3l8Xk0B)

Andrea Alves

Compartilhar
Publicado por:
Andrea Alves

Postagens recentes

Cresce procura por serviços de saúde on-line durante a pandemia

Cada vez mais pessoas optam por cuidar da saúde com segurança, evitando frequentar locais públicos…

5 meses atrás

Abril Azul – mês da conscientização sobre o autismo

Infelizmente portadores do transtorno do espectro autista ainda sofrem muito preconceito. Campanha alerta para a…

5 meses atrás

Mente sã, corpo são

Saúde mental e saúde física estão relacionadas. Bons pensamentos refletirão positivamente na sua saúde, assim…

5 meses atrás

Conheça os benefícios do treino com faixa elástica

As faixas elásticas podem ser extremamente versáteis na hora de se exercitar em casa. Veja…

5 meses atrás

Quer ajudar durante a pandemia?

Algumas iniciativas podem auxiliar pessoas carentes nestes difíceis tempos de pandemia. Saiba como você pode…

5 meses atrás

Alimentação adequada fortalece o sistema imunológico

O papel do alimento como um dos mais relevantes fatores de promoção da defesa no…

5 meses atrás