Vida Saudável

Alimentação Saudável no Inverno: Fortaleça a Sua Imunidade

Uma alimentação balanceada e com todos os nutrientes necessários pode fazer a diferença para enfrentar o inverno e suas consequências, como a maior incidência de doenças respiratórias

É só chegar o inverno para a população começar a sofrer com doenças como bronquite, gripes e demais infecções respiratórias. Variações climáticas repentinas têm efeito no corpo humano, e a temperatura fria pode complicar a vida de quem tem alguma predisposição a infecções ou doenças como rinite alérgica e asma, além de outros problemas respiratórios e problemas com a pressão arterial e oculares.

Quem afirma é a nutricionista Dra. Lícia D’Ávila, de São Caetano do Sul (SP), especializada em nutrição funcional pelo Collège et Lycee Saint-Exupéry (França).

 “Como uma forma de adaptação, no início do inverno o organismo vai precisar de mais energia para manter a temperatura interna corporal, o que resulta em uma necessidade calórica maior, de acordo com o perfil da pessoa. Alguém que não é friorento, que não usa muito casaco em um dia frio, por exemplo, tem menos necessidade dessa adaptação.”

Ela explica, no entanto, que o ser humano é muito sensível a outros fatores. “A falta de luminosidade tem efeito direto no sistema de alimentação, prazer e recompensa e estimulação do apetite. Nos dias mais curtos e escuros as pessoas tendem a comer mais e a buscar por alimentos mais quentes, que muitas vezes são mais calóricos, como chocolates quentes e caldos com farinha e muito carboidrato.”

Mas o frio não pode ser desculpa para manter uma alimentação desequilibrada em nutrientes. “Existem muitas preparações, de preferência quentes e saborosas, com frutas, legumes, proteínas e vegetais. E exatamente agora temos que redobrar o cuidado com a alimentação, pois estudos já comprovaram que ela tem um papel fundamental na imunidade.” De acordo com a nutricionista, é necessário consumir de 500 a 750 gramas de frutas e vegetais por dia para evitar problemas cardiovasculares, por exemplo.

Então qual seria a dica? Dra. Lícia preparou sugestões de cardápio para aquecer o seu inverno protegendo a sua saúde. Confira:

Dicas de Refeições Saudáveis para o Inverno:

  • Sopas como creme de legumes, incluindo uma fonte proteica (frango desfiado, carne magra). Priorize vegetais ao invés de tubérculos que são ricos em carboidratos, como batata. Evite colocar massa na sopa ou farinha para engrossar (pode fazer isso com creme de couve-flor ou de abóbora cabotiá).
  • Chocolate quente à base de leite desnatado ou leite vegetal para os veganos, com cacau em pó puro (uma excelente fonte de antioxidantes). Pode acrescentar uma pitadinha de canela ou gengibre em pó, que ajudam na termogênese, são anti-inflamatórios e antioxidantes.
  • Como sobremesa, opte por uma torta de frutas vermelhas com massa à base de farinha de linhaça (repleta de ômega 3 e fibras) e amêndoas. “As frutas vermelhas são excelentes alimentos, cheios de valor nutricional e antioxidantes também. E a farinha de amêndoas, além de não dar o pico de insulina, é fonte de vitamina E.”
  • Chás imunogênicos, feitos com ervas de ácido caféico. São elas: hortelã, tomilho, erva mate, folhas do sabugueiro e canela-do-ceilão. “Pode fazer um chá só de uma das folhas ou uma composição, o que deve potencializar o efeito.
  • Não esquecer da flora bacteriana intestinal. “A saúde desse sistema está diretamente ligada à imunidade, já que as células imunológicas são produzidas no intestino”.  Alimentos como iogurte, kefir, kimchi (feito com acelga) e banana verde, rica em amido resistente, são exemplos de alimentos que beneficiam a flora intestinal.

De Olho na Imunidade:

“O importante é manter nutrientes que vão colaborar com a saúde como um todo, garantindo a qualidade das células, inclusive as da defesa, que são as do sistema imunológico.” Vitaminas, minerais e proteínas estão entre estes nutrientes. Entre as vitaminas, a D (que é processada no banho de sol), vitamina C (encontradas nas frutas cítricas como a laranja, limão e lima-da-pérsia, entre outras); A e E são importantes para o sistema imunológico e contêm bioflavonóides, que melhoram a circulação.

Outros alimentos são: oleaginosas (castanhas, nozes, etc). Contêm zinco e selênio, que participam do funcionamento e da manutenção da mente.

Açafrão e cúrcuma: são repletos de antioxidantes. A cúrcuma contém cuminoides, bastante anti-inflamatórios.

Aveia: contém silício e betaglucana, molécula importante para a circulação sanguínea e para o intestino, ajudando assim a eliminar toxinas e fortalecendo o sistema imunológico.

Peixes de profundidade, (salmão, arenque, cavalinha): contêm ômegas 3, grandes aliados do sistema imune.

Azeite de oliva extravirgem: contém gorduras monoinsaturadas (consideradas saudáveis em quantidade adequada), com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Suco de uva concentrado, sementes de uva, vinho: contêm resveratrol, anti-inflamatório, cardioprotetor, hepatoprotetor e antioxidante. Ajuda na prevenção de diabetes.

Mamão, manga, brócolis e espinafre: contêm carotenoides, bastante antioxidantes e anti-inflamatórios, favorecem o sistema imunológico e previnem doenças.

#fiqueemcasa  #quarentena

Andrea Alves

Compartilhar
Publicado por:
Andrea Alves

Postagens recentes

Cresce procura por serviços de saúde on-line durante a pandemia

Cada vez mais pessoas optam por cuidar da saúde com segurança, evitando frequentar locais públicos…

5 meses atrás

Abril Azul – mês da conscientização sobre o autismo

Infelizmente portadores do transtorno do espectro autista ainda sofrem muito preconceito. Campanha alerta para a…

5 meses atrás

Mente sã, corpo são

Saúde mental e saúde física estão relacionadas. Bons pensamentos refletirão positivamente na sua saúde, assim…

5 meses atrás

Conheça os benefícios do treino com faixa elástica

As faixas elásticas podem ser extremamente versáteis na hora de se exercitar em casa. Veja…

5 meses atrás

Quer ajudar durante a pandemia?

Algumas iniciativas podem auxiliar pessoas carentes nestes difíceis tempos de pandemia. Saiba como você pode…

5 meses atrás

Alimentação adequada fortalece o sistema imunológico

O papel do alimento como um dos mais relevantes fatores de promoção da defesa no…

5 meses atrás