Início » Mochilão: Países do Mercosul Não Exigem Passaporte Para Entrada De Brasileiros

Mochilão: Países do Mercosul Não Exigem Passaporte Para Entrada De Brasileiros

por Leandro Ferreira

Viajar é uma das melhores coisas da vida e conhecer novos países nos permite vivenciar outras culturas, criando memórias e ampliando nossa bagagem de experiências pessoais. Brasileiros que desejam viajar sem passaporte têm excelentes opções nos países do Mercosul, que permitem a entrada com apresentação apenas do documento de identidade (RG).

Esse benefício é fruto dos acordos entre as nações-membros e associadas do bloco, facilitando o turismo e a circulação entre esses territórios. Vem com a gente explorar as opções de destinos e as dicas para aproveitar ao máximo cada uma dessas viagens!


O Obelisco de Buenos Aires é um monumento histórico da capital argentina

Argentina

A Argentina é um dos destinos favoritos dos brasileiros. Seja explorando a vibrante Buenos Aires, com seus cafés, tango e arquitetura imponente, ou se aventurando pela Patagônia e suas paisagens naturais deslumbrantes, o país oferece uma rica diversidade de atrações. A documentação exigida é apenas o RG em bom estado de conservação e com foto recente.

Para quem visita Buenos Aires, recomenda-se explorar a rica oferta cultural, como o bairro de San Telmo, famoso por suas feiras e antiquários, e o Caminito, com suas casas coloridas e apresentações de tango. Para os amantes da natureza, Bariloche, na região dos lagos, e a incrível Terra do Fogo são paradas imperdíveis. Prepare-se com roupas adequadas ao clima, que pode variar bastante dependendo da região e época do ano.


vista aérea de Montevidéu, a capital do Uruguai

Uruguai

O Uruguai é conhecido por seu charme acolhedor e tranquilidade. Montevidéu, a capital, oferece belas ramblas (calçadões à beira-mar), ótimos restaurantes e uma cena cultural ativa. Para entrar no Uruguai, o RG também é suficiente.

Uma dica é explorar a rota cultural de Montevidéu, que inclui o Teatro Solís, museus de arte contemporânea, e feiras gastronômicas como o Mercado del Puerto, onde se pode provar o famoso churrasco uruguaio. Colônia do Sacramento, uma cidade histórica a poucas horas da capital, é outro destino imperdível, com suas ruas de paralelepípedos e arquitetura colonial.


Ruinas Jesuíticas de Jesús de Tavarangüé, no Paraguai

Paraguai

O Paraguai, apesar de ser menos procurado que outros destinos, tem suas particularidades que atraem turistas, especialmente em cidades como Assunção e Ciudad del Este. O país permite a entrada com o RG, então é mais uma opção acessível para quem deseja explorar um destino novo.

Em Assunção, o turista pode vivenciar a mistura da cultura moderna e histórica, visitando locais como o Palácio de los López e o Museu Casa da Independência. Já Ciudad del Este é famosa pelo turismo de compras, sendo um polo comercial com preços atrativos para eletrônicos e outros produtos.

Para os que desejam sair da rota tradicional de compras, uma visita às Missões Jesuíticas de Trinidad e Jesús é uma excelente opção para quem busca um passeio cultural mais profundo.


Parque Nacional Torres del Paine, localizado na patagônia chilena

Chile

Embora o Chile não seja um membro pleno do Mercosul, ele tem um acordo de facilitação de entrada para brasileiros, que podem usar o RG. O país é famoso por suas paisagens naturais espetaculares, desde o Deserto do Atacama, ao norte, até as geleiras da Patagônia, no sul.

Santiago, a capital, oferece uma mistura de modernidade e história. Não deixe de visitar o Cerro San Cristóbal, de onde se tem uma vista incrível da cidade, e o Palácio de La Moneda. Além disso, o litoral chileno é famoso por cidades como Valparaíso e Viña del Mar, que oferecem belas paisagens e uma rica cena cultural.

Prepare-se para o clima, que pode variar bastante de acordo com a região, e não se esqueça de verificar os requisitos de saúde, como seguros de viagem que podem ser recomendados em certas áreas.


Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, localizado na Bolívia

Bolívia

A Bolívia também permite a entrada de brasileiros com o RG e é um destino ideal para quem busca turismo de aventura e ecoturismo. O Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, é uma das atrações mais conhecidas e procuradas por turistas do mundo inteiro. A capital La Paz, com sua altitude impressionante, proporciona vistas incríveis e uma imersão na cultura indígena local.

Para quem visita a Bolívia, uma dica é se preparar para os efeitos da altitude, especialmente em La Paz. Além disso, visitar a Isla del Sol no Lago Titicaca é uma experiência única, com trilhas e uma rica história.


Cidade inca de Machu Picchu, no Peru

Peru

O Peru, assim como o Chile, não é parte plena do Mercosul, mas também tem acordos que permitem a entrada de brasileiros apenas com o RG. Machu Picchu é, sem dúvida, o grande destaque turístico do país, mas há muito mais para explorar, como a capital Lima, com sua rica cena gastronômica e os templos e ruínas ao redor de Cusco.

A dica principal para quem vai ao Peru é organizar bem o itinerário e considerar o tempo de aclimatação, especialmente para aqueles que planejam visitar Machu Picchu, já que a altitude pode ser desafiadora. Além disso, é recomendável viajar entre abril e setembro, quando o clima é mais seco, ideal para trilhas e caminhadas.


Salto Ángel, a maior cachoeira do mundo, fica na Venezuela

Venezuela

Apesar de a Venezuela estar enfrentando desafios políticos e econômicos, é importante lembrar que os brasileiros podem visitar o país com o RG. A principal atração natural é o Parque Nacional Canaima, onde fica o Salto Ángel, a maior cachoeira do mundo.

Viajar para a Venezuela requer um planejamento cuidadoso devido à situação do país. Consulte recomendações de segurança e esteja preparado para eventuais mudanças nas condições de infraestrutura e serviços turísticos.


Dicas Gerais de Preparativos

Agora que você já sabe qual é o destino da sua próxima aventura, confira algumas dicas para que a sua viagem seja segura, sem perrengues:

  1. Verifique se seu RG está em bom estado de conservação e se a foto é atual. O documento deve ter, preferencialmente, menos de 10 anos de emissão;
  2. Confira se há exigências de vacinação, como contra febre amarela, especialmente para viagens à Bolívia e outros destinos com áreas florestais;
  3. Pesquise a moeda local e considere levar uma quantia em espécie, pois nem sempre cartões de crédito ou débito são amplamente aceitos, especialmente fora das grandes cidades;
  4. Embora o português e o espanhol sejam parecidos, aprender algumas palavras e frases básicas em espanhol pode facilitar a comunicação;
  5. É altamente recomendável contratar um Seguro Viagem que cubra despesas médicas e acidentes, por exemplo. Com o Seguro Viagem Internacional da Tokio Marine Seguradora, por exemplo, você viaja tranquilo com coberturas essenciais como telemedicina 24 horas por dia em português, extravio e atraso de bagagens, cancelamento e interrupção de viagem e assistência médica para urgência e emergência. Além disso, o Seguro Viagem Tokio Marine ainda conta com outras coberturas/assistências para sua proteção durante o período de viagem.

Ao planejar uma viagem para os países do Mercosul ou para destinos com acordo de entrada sem passaporte, os brasileiros têm a oportunidade de explorar paisagens e histórias fascinantes sem a burocracia de um passaporte, tornando a experiência ainda mais acessível e prazerosa.

Clique aqui e faça a cotação do seu Seguro Viagem Internacional!

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais