Início » A importância do Check-Up – Prevenção é cura

A importância do Check-Up – Prevenção é cura

por Andrea Alves

O diagnóstico precoce pode salvar vidas.

O check-up é uma avaliação do estado de saúde do indivíduo que pode identificar doenças silenciosas e a tendência a desenvolvê-las.Trata-se de uma avaliação de rotina, com exames específicos de acordo com a idade, sexo e histórico pessoal e familiar de cada um.

Infelizmente no Brasil não temos a cultura da prevenção e a maioria das pessoas vai ao médico quando já está doente. Também é equivocado acreditar que os exames são capazes de “salvar milagrosamente” qualquer pessoa de qualquer doença.

Mas o check-up pode sim detectar doenças iniciais ou que podem não ser facilmente perceptíveis, como alguns tipos de câncer (como o de pulmão, que se detectado no início tem muito mais chances de cura). Também se verificam alterações iniciais nos rins, no fígado, disfunções da tireoide,pressão arterial alta, nódulos na mama, lesões no colo do útero e câncer da próstata, além de anemia e leucemia, entre outros.

É a partir dos 30 anos que um check-up anual passa a ser recomendado, mas isso vai depender também do paciente e de sua história familiar, podendo ter de ser realizado com maior frequência.

Crianças devem irão pediatra todos os anos.

Mas é o médico quem vai avaliar quais os exames a serem feitos e a conduta pós-exames, recomendando mudança de hábitos, exercícios, etc.

Ao que parece há um aumento no número de empresas que pedem o check-up aos seus funcionários, assim como uma maior conscientização, com o passar dos anos. Investir em saúde é investir em uma vida longa e em qualidade de vida.

E você, já aderiu ao check-up anual?

  • Exames de sangue
  • Análise de urina e fezes
  • Eletrocardiograma
  • Exame oftalmológico
  • Exames ergométricos
  • Raios X do tórax

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais