Início » Por Que Viajar Faz Bem à Saúde

Por Que Viajar Faz Bem à Saúde

por Andrea Alves
Por Que Viajar Faz Bem à Saúde

“Viajar é trocar a roupa da alma.” (Mário Quintana)

Viajar não é somente relaxante e prazeroso, mas contribui –e muito – para a saúde física e mental. Pessoas que viajam têm 30% menos chances de desenvolver problemas como depressão e problemas cardíacos, de acordo com matéria publicada no jornal colombiano El País .

Os benefícios já começam no ato de planejar a viagem.Segundo um estudo realizado no Reino Unido , a expectativa e o planejamento dedicados a uma viagem liberam endorfinas, trazendo sensação de bem-estar e euforia.

Já durante a viagem muitas vezes costumamos fazer exercícios e caminhadas para conhecer museus, parques, praias, o que melhora o ritmo cardíaco e espanta o sedentarismo.

Mas, para além disso, o ganho em saúde mental chega a ser imensurável se somarmos experiência de vida e os estímulos positivos. Conhecer lugares diferentes e sair da rotina nos faz evoluir criativamente e pensar “fora da caixa”.

Veja aqui alguns desses efeitos:

1. Sensação de felicidade dura mais com lembranças de viagens do que com bens materiais. É mais fácil lembrar aquela viagem incrível que você fez há cinco anos do que da felicidade que sentiu na sua última compra,tenha sido ela um sapato, um móvel ou mesmo um carro. Nenhuma viagem é igual à outra, e o aprendizado adquirido nela será eterno.

2. Viajar nos torna mais sociáveis e tolerantes. Mesmo que você seja tímido, estar em um ambiente desconhecido é um exercício que lhe obriga a se relacionar mais, enfrentar medos e fazer novos amigos, estimulando atividades psicossociais. Você também desenvolve a tolerância a regras e costumes diferentes dos seus quando mergulha em outra cultura, o que ajuda a dissipar preconceitos.

3. Desenvolve a inteligência. Sim! O contato com outras línguas e tradições otimiza os seus processos cognitivos, melhorando a habilidade em resolver problemas imediatos e a capacidade de aprender. Por fim, a sensação de felicidade em uma viagem costuma reforçar o sistema imunológico, já que quando viajamos descansamos as redes neuronais. Isso é exatamente o oposto do estresse. Por isso retornamos cheio de ideias para o trabalho, casa, mudar o visual, etc.

Desse modo, podemos concluir que viajar é uma terapia e um investimento pessoal altamente recomendável. Por isso não duvide: invista naquela escapada dos seus sonhos assim que puder. E boa viagem!

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais