Início » Maio, Mês de Todas as Mães

Maio, Mês de Todas as Mães

por Andrea Alves
Maio, Mês de Todas as Mães

Para este mês, em comemoração ao Dia das Mães o Vida Saudável entrevistou Luciana Sobreda, gerente executiva da sucursal da Tokio Marine em Curitiba (PR) e mãe da pequena Maria Valentina, de 3 anos. Aqui ela fala sobre ser mãe nos dias de hoje, os desafios, as vantagens, e sobre amor incondicional.

VS – Qual o significado de ser mãe para você?

Luciana – Ser mãe é doar-se por inteiro. É ser detalhista, olhar o mundo por outro prisma, ser valente mesmo sem estar armado, ser altruísta sem perceber. É descobrir o que é amor de verdade.

VS – Antes de ser mãe, acha que tinha uma ideia equivocada sobre o tema ou foi exatamente como imaginava?

Luciana – Tinha uma ideia equivocada. Você só descobre a verdade quando olha nos olhos do seu bebê. Durante a gravidez sentimos apenas preocupação. O amor verdadeiro brota assim que a criança vem ao mundo. É inexplicável.

VS – O papel da mãe tem mudado bastante desde o século passado, na medida em que novas estruturas familiares tornam-se cada vez mais comuns. Quais as principais dificuldades de ser mãe e ter uma carreira nos dias atuais, as vantagens e desvantagens?

Luciana – Ser mãe hoje é superar-se diariamente, pois nos desdobramos em mil. É uma motivação para acordar todos os dias e ir à luta. Mas nunca me enxerguei uma mãe estilo século passado. Acho que há muito mais vantagens do que desvantagens, pois as mães de hoje criarão filhos mais independentes e prontos para encarar o mundo.

VS – Para você, qual foi o principal desafio de ser mãe?

Luciana – Foram tantos…fui mãe aos 40, depois de cinco anos de tratamento. Na tentativa foram quatro embriões, mas a minha filha expulsou os outros três do útero…rs. Fui presenteada com uma criança especial (Maria Valentina é portadora de mielomeningocele), um presente de Deus em minha vida.

VS – Você acha que há muita cobrança para com as mães?

Luciana – Acho, mas cada um encara de um jeito e da forma que sua vida permite. Eu fiz tudo no meu tempo, nunca me importei com cobranças. Cada um sabe até onde pode ir. Respeito muito quem não quer ter filhos, por exemplo.

VS – Dias das Mães é…?

Luciana – Doação. Não vejo ninguém que se doe mais do que uma mãe.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais