Início » Exercício – Em Grupo é Melhor!

Exercício – Em Grupo é Melhor!

por Andrea Alves
Exercício – Em Grupo é Melhor!

Você tem dificuldade em dar continuidade a uma atividade física? O que acha de fazer isso em grupo, para ter mais estímulo e se divertir muito mais?

Praticar exercícios em grupo é uma forma de conhecer novas pessoas e manter-se motivado quando bater aquele desânimo de ir à academia.

Isso mesmo. Estar perto de pessoas focadas nos mesmos objetivos e vê-las engajadas nos exercícios vai fazer você ficar mais disposto a manter um comprometimento. Além disso, a responsabilidade de desmarcar algo que é realizado em grupo é maior, principalmente no caso de esportes como basquete, futebol, etc.

Mas o fator mais importante dessa experiência é o fortalecimento do ciclo de amizades. Conhecer pessoas novas e conversar. De acordo com British Journal of Psychiatry o corpo libera ainda mais endorfinas quando você cria um círculo social na hora de praticar exercícios.

O estudo aponta que participar de grupos de corrida, trilhas, ou de qualquer outra atividade é muito melhor para a saúde psicológica e para o combate à depressão do que passar horas na academia sozinho. E ao treinar em grupo há um desejo inconsciente de se destacar por meio dos resultados. É uma “competição” saudável, que vai ajudá-lo a aperfeiçoar-se.

Mas é importante associar os exercícios também com seu estilo de vida, para manter uma rotina. Você gosta de jogar futebol? É um ótimo programa para uma tarde de sábado. Ou então chame a vizinha para, juntas, irem para a aula de ioga ou spinning. Além dos esportes em grupo, em que a presença de outras pessoas é fundamental, atividades como pilates, dança de salão e grupos de corrida e bicicleta podem fazer a sua rotina de exercícios ficar mais divertida.

Dica: Se for chamar um amigo para lhe acompanhar, escolha com sabedoria. Tente se exercitar com alguém que vá incentivá-lo e esteja mais ou menos no mesmo nível de condicionamento.

Veja quais atividades estão disponíveis em sua comunidade. Você vive perto de uma piscina? Um parque com trilha e barras de exercícios? Um lugar para caminhadas? Associar os exercícios com estes lugares permite que você conheça a sua vizinhança e fortaleça vínculos com eles.

Fonte: https://www.cambridge.org/core/journals/the-british-journal-of-psychiatry

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais