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Crianças com Autismo devem ocupar todos os espaços: Conscientização e Inclusão para uma vida plena!

por Leandro Ferreira

O que o apresentador Marcos Mion, a jornalista Gabriela Lian e a atriz Bel Kutner têm em comum? Todos são pais e mães orgulhosos de filhos no espectro autista.

Marcos Mion, amplamente reconhecido como um dos maiores defensores dos direitos das pessoas autistas na mídia, destacou-se ao liderar a aprovação, em 2020, da Lei Romeo Mion, Nº 13.977. Essa legislação estabelece a criação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), emitida gratuitamente sob a responsabilidade de estados e municípios.

Segundo dados divulgados pelo CDC – Centro de Controle e Prevenção de Doenças, uma referência global em aferição do autismo, em 2020, 1 em cada 36 crianças de 8 anos foi identificada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse levantamento feito de 2 em 2 anos, revela um aumento constante nos casos de TEA, partindo de 1 em 166 em 2004, passando por 1 em 88 em 2012, 1 em 59 em 2018, chegando a 1 em 44 em 2020 e, agora, a alarmantes 1 em 36 crianças até 8 anos.

O Censo Escolar do Brasil também documentou um crescimento expressivo de 280% no número de estudantes com TEA matriculados em instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, de 2017 a 2021.

Entender o autismo é crucial para a quebra de preconceitos

O autismo não é uma doença, mas uma variação no funcionamento típico do cérebro, caracterizando-se como um distúrbio do neurodesenvolvimento com manifestações comportamentais e déficits na comunicação e interação social.

Embora os primeiros sinais do TEA possam surgir nos primeiros meses de vida, o diagnóstico preciso geralmente é estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade.

Após o diagnóstico, o primeiro passo é buscar tratamento, que inclui terapias diversas com uma equipe multidisciplinar. Médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos e fisioterapeutas são essenciais para garantir que a pessoa alcance todo o seu potencial.

Inclusão no Ambiente Escolar

A inclusão em todos os ambientes faz a diferença no desenvolvimento das pessoas com autismo e aqui é onde cada um pode fazer a sua parte.

É crucial fornecer suporte e recursos tanto para professores, quanto para alunos com autismo. Isso inclui a implementação de treinamentos destinados a estratégias de ensino inclusivo para os educadores. Além disso, é fundamental incorporar acomodações que atendam às necessidades sensoriais e emocionais dos alunos, assegurando um ambiente de aprendizagem calmo e organizado.

Comunidade em Geral

Na esfera comunitária, é fundamental promover a conscientização sobre o autismo e destacar a importância da inclusão. Oferecer treinamentos para prestadores de serviços e outros membros da comunidade que possam interagir com indivíduos com autismo é crucial. Criar oportunidades para interações sociais, como eventos e grupos de apoio, contribui para a construção de uma comunidade mais inclusiva e compreensiva.

É um direito fundamental que pessoas com necessidades especiais possam desfrutar de todos os ambientes sociais, e, por conseguinte, os locais de lazer devem proporcionar as condições necessárias para a participação plena desses indivíduos.

É válido ressaltar que o direito ao lazer e bem-estar é estabelecido por lei, conforme disposto na Constituição Federal de 1988. Nesse contexto, em 2009, a Comissão de Constituição e Justiça e da Cidadania aprovou o projeto de lei nº11.982, que tornou obrigatórias as adaptações nos parquinhos infantis para todas as crianças.

Esse marco legislativo reflete o compromisso com a promoção da inclusão em espaços de lazer, assegurando que todas as crianças, independentemente de suas habilidades, tenham acesso igualitário a atividades recreativas e sociais.

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