Início » Trânsito: Como Amenizar os Efeitos Colaterais Causados pelo Tempo Dentro do Carro

Trânsito: Como Amenizar os Efeitos Colaterais Causados pelo Tempo Dentro do Carro

por Andrea Alves
TRÂNSITO: COMO AMENIZAR OS EFEITOS COLATERAIS CAUSADOS PELO TEMPO DENTRO DO CARRO

Aproveite as dicas dos especialistas para fazer exercícios no trânsito

 O trânsito das grandes cidades não é fácil. Além de obrigar o motorista a movimentos repetitivos, (como mudar a marcha, pisar na embreagem, etc.) há o ônus de muitas vezes ter de permanecer na mesma posição por um longo período. O resultado são dores nas costas, na coluna e nas pernas.

“As regiões mais afetadas são a região lombar, cervical, dos quadris, pernas, joelhos e muitas vezes pé e tornozelo”, diz o coordenador do Setor de Fisioterapia do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte, Dr. Mauricio Garcia. “Os problemas podem estar relacionados também com alguma pré-disposição postural ou de lesão prévia, que podem ser exacerbados nesse cenário.”

A posição estática por muito tempo é uma das principais causas da má circulação e pode gerar sensação de “peso” nas pernas, inchaço, dor e formigamentos, além de varizes, de acordo com o cirurgião vascular do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Robert Guimarães. Já a coluna lombar é atingida porque os discos invertebrais, responsáveis pelo amortecimento do impacto dos movimentos, são pressionados, causando inflamação nos nervos e consequentemente dor nas costas e desvio postural. “É importante manter os calcanhares apoiados no chão, evitando a sobrecarga dessa região”, ensina Guimarães.

Principais Erros Cometidos pelo Motorista:

  • Dirigir com o braço apoiado na janela. “Além de ser ilegal traz sobrecarga no eixo da coluna para compensar a inclinação do tronco”, explica Cohen.
  • Segurar o volante apenas com uma mão também não é permitido. “Infringe o artigo 252 do código de trânsito e obriga a realizar movimentos rotacionais, que podem causar dor e desconforto. O ideal são as duas mãos no volante, numa posição popularmente chamada de ‘15 para as três’, com o cotovelo levemente flexionado”, conclui Cohen.
  • Manter o banco em posição muito ereta ou muito reclinado, ocasionando dores lombares.
  • Manter espaço muito curto entre as pernas e o banco, fazendo com que elas fiquem muito pressionadas comprimindo vasos e nervos.
  • Apoiar os pés de forma inadequada, sobrecarregando a região lombar.

Recomendações

  • Faça pausas regulares após aproximadamente duas horas sentado.

“Se você é motorista profissional desça do carro e caminhe, alongando os músculos. Respire e mantenha uma atitude calma e serena”, aconselha Cohen.

  • Ajuste o assento de modo que não fique muito alto. “Assim evita a pressão na parte de trás dos joelhos, o que causa dores e cansaço”, diz Guimarães. Deixe pelo menos três centímetros de distância da ponta do assento para a parte de trás da perna.
  • A coluna deve estar totalmente em contato com o encosto do banco. O melhor ângulo é entre 100º e 120º. “Encosto mais reto deixa os músculos tensos, provocando desconforto”, explica Guimarães.
  • Se houver ajuste de altura ou distância (volante para frente e para trás), posicione o volante de maneira que (o motorista) possa ver todos os instrumentos do painel, sem precisar mover a cabeça para ler alguma informação.
  • A direção não deve tocar as coxas. Deixe uma distância de 10 centímetros, facilitando a mobilidade das pernas.

Exercícios para Fazer no Trânsito

O cirurgião vascular Robert Guimarães preparou alguns exercícios de alongamento possíveis de se fazer quando estiver parado no trânsito.

  1. Cabeça, trapézio e braços: coloque a palma da mão direita na orelha esquerda, passando o braço por cima da cabeça e puxe-a suavemente em direção ao ombro. Segure nessa posição em torno de 10 a 15 segundos. Repita no outro lado. Em seguida encoste o queixo no peito e sustente por 10 segundos.
  • Perna: com o pé esquerdo apoiado no chão, puxe o joelho direito para cima. Sustente a posição por 10 segundos. Repita com a outra perna.
  • Tronco: apoie a mão ao lado do banco e gire o tronco com cuidado para o lado oposto. Permaneça nessa posição por 10 segundos. Repita do outro lado.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais