Início » Excessos de Fim de Ano

Excessos de Fim de Ano

por Andrea Alves
EXCESSOS DE FIM DE ANO

Final de ano é sinônimo de confraternizações e festas, normalmente fartas em comida e bebida. É comum passar dos limites nessa época, mas cuidado – os excessos podem colocar em risco a sua saúde

Chega o mês de dezembro e com ele muitas atividades: planejamento de férias, celebrações com os colegas, noites mal dormidas, Natal e Ano Novo. É muito bom aproveitar as datas para reunir-se com a família, os amigos; e claro, saborear os tradicionais pratos desta época. O problema é que muitas vezes a fartura nas mesas leva a exageros que podem comprometer a sua saúde.

“No fim do ano é comum a mudança de rotina, o que pode significar pouco sono, falta de atividade física e excessos alimentares”, diz Giovanna Oliveira, nutricionista e especialista em nutrição esportiva funcional da Clínica Maria Fernanda Barca.

“Claro que esses hábitos não são saudáveis em nenhuma época do ano e podem causar alterações nos níveis de colesterol, baixando o bom (HDL) e aumentando o ruim (LDL). Além disso os excessos de carboidratos refinados e de gorduras saturadas prejudicam as bactérias benéficas presentes no intestino, podendo a longo prazo causar uma inflamação intestinal, prejudicar a produção de vitaminas e mesmo causar uma alteração hormonal”, adverte a dra. Giovanna.

Mas afinal, um dia apenas pode comprometer o bem-estar de alguém com hábitos alimentares normalmente saudáveis?

“Vai depender de como está a saúde do indivíduo e do quanto ele se excede”, responde a dra. Giovanna. “A palavra-chave é moderação. Nada faz mal se consumido com moderação.”

Conclusão: divirta-se, aproveite (de preferência sem grandes excessos) – mas depois volte a uma rotina saudável.

Passando Bem na Passagem

Dicas de Como Aproveitar o Seu Fim de Ano sem Prejudicar a Saúde

  • Durma bem. Noites mal dormidas podem causar irritabilidade e até mesmo compulsão alimentar.
  • Faça atividade física.
  • Lembre-se das saladas e frutas. Elas dão maior saciedade e são benéficas para a saúde intestinal.
  • Se você for responsável pela ceia evite comprar aves já temperadas, cuja quantidade de sódio costuma ser alta, causando o “inchaço pós-festa’. Opte por temperar em casa, com temperos naturais.
  • Cuidado ao encher o copo

Festas de final de ano costumam também ser repletas de bebidas alcóolicas. Exagerar na dose (ou nas doses) pode significar passar mal no dia seguinte, sofrer com a ressaca e com prejuízos para o fígado. A dica de ouro aqui é a hidratação. “Procure alternar com alguma bebida não alcóolica e evite ficar muito tempo sem comer”, aconselha a dra. Giovanna.

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais