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Esteira, a Parceira de Casa

Com o endurecimento das medidas restritivas cada vez mais pessoas adquirem equipamentos para manter a rotina de exercícios em casa – e caminhar na esteira tem sido uma das principais alternativas. Saiba quais os cuidados que você deve tomar e não desanime

O mês de março vem sendo marcado pelo aumento de casos de Covid-19 em todo o país, provocando o fechamento de academias e parques em várias cidades brasileiras. Neste cenário, muita gente decidiu “montar’ a academia dentro de casa. Já no ano passado houve um aumento na compra de aparelhos e artigos de ginástica em cerca de 300% nos primeiros meses da pandemia, de acordo com as principais lojas varejistas do país, tendência que deve permanecer em 2021.[1]

“Adquirir uma esteira ergométrica é sem dúvida uma excelente alternativa para quem quer manter a rotina de exercícios, começar a exercitar-se ou simplesmente manter-se ativo no contexto pelo qual estamos passando”, diz o personal trainer, professor da Competition Sports Club, Jones Villacrez.

É também um dos exercícios mais tranquilos que existe, pois é permitido a qualquer pessoa sem problemas articulares e, mesmo para quem está começando, um dos mais seguros do ponto de vista ortopédico e cardiovascular. Mas é preciso levar em conta alguns detalhes, principalmente quando se trata de iniciantes. “Pessoas que estão inativas há algum tempo podem ter problemas caso queiram começar ‘com tudo’”, alerta o profissional.

Mas não é para desanimar, porque os benefícios compensam. Villacrez explica que a prática permite exercitar o corpo por completo, reduz medidas e queima calorias.  “Uma caminhada de uma hora a uma velocidade de cerca de 7.0 km/h (ou seja, uma caminhada rápida), para uma pessoa de 70 quilos, pode chegar a um gasto de 300 calorias. Esse valor dobra se você aumentar a velocidade para 9 a 10 km/h. Mas o que a atividade traz de mais importante é a sensação de bem-estar para o corpo e para a mente, produzida pela descarga de hormônios que a caminhada traz, como endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, que eu chamo de ‘quarteto da sensação de felicidade.’”

De fato, os hormônios que o exercício físico libera ajudam a atravessar esta fase difícil pelo qual estamos passando. Mas para tirar o máximo de proveito da atividade siga as dicas do personal trainer. E pernas à obra!

  • Iniciantes podem começar com caminhadas de 5.0 a 6.0 km/h duas a três vezes por semana. O objetivo é ir aumentando a velocidade conforme sentir que a fadiga vai diminuindo. Atletas amadores e profissionais podem exercitar-se de cinco a seis vezes por semana em uma velocidade maior.
  • É importante alongar-se antes e depois de começar a caminhada, preparando-se para o estresse do exercício. Alongamentos altivos ou mesmo específicos são aconselhados para melhorar a plasticidade de tendões e músculos.
  • O calçado adequado é o tênis, com solado flexível e sistema de amortecimento.
  • A qualquer sinal de dor ou cãimbra pare o exercício imediatamente.
  • “Antes de iniciar com a prática é aconselhável fazer uma análise biomecânica para evitar lesões por esforços repetitivos, ou lesões mais graves”, acredita Villacrez.

O equipamento:

  • A esteira possui ajustes que variam a velocidade e a inclinação para regular a intensidade do exercício. É aconselhável consultar um profissional de educação física especializado para auxiliar na escolha do equipamento adequado ao seu perfil.
  • “Esteiras mais modernas possuem sistema de amortecimento de impacto, painéis digitais e alguns bastante sofisticados em termos tecnológicos, com tela touch screen e programação com imagens de trajetos de cidades ao redor do mundo (o que dá a impressão de um passeio real). Isso pode estimular e tornar a sua prática mais fácil, tanto para o iniciante quanto para atletas, que devem monitorar a carga de treinamento frequentemente.”
  • Atente-se à manutenção preventiva e regular para que o funcionamento do aparelho não seja prejudicado com o passar do tempo. “As peças são sensíveis ao suor, calor excessivo e uso inadequado.”

Onde Alugar

Manaus

am.olx.com.br

Recife

http://pe.olx.com.br

Brasília

https://brasilia.mylinq.com.br/aluguel-de-Esteira-brasilia-myc-3374.htm

Rio de Janeiro

https://www.ergotecfitness.com.br/

Belo Horizonte

https://www.facebook.com/pages/category/Sports—Recreation/Esteiras-E-Bikes-Em-Bh-353743651333812/

São Paulo

alugafitness.com.br/locação/esteira

Curitiba

https://www.facebook.com/pg/fitcuritiba/posts/

Porto Alegre

https://www.espacoquallys.com.br/loja-movement


[1] https://noticias.r7.com/economia/em-crise-comercio-ve-vendas-para-ginastica-em-casa-dispararem-02042020

Andrea Alves

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Andrea Alves

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