Início » Férias escolares: viagens de carros são mais baratas, porém exigem cuidados dos motoristas

Férias escolares: viagens de carros são mais baratas, porém exigem cuidados dos motoristas

por Leandro Ferreira

Mês de julho, férias escolares, hora de fazer aquela tão sonhada viagem. Com o aumento das passagens aéreas, as viagens de carro se tornaram a opção mais escolhida por aqueles que desejam economizar. Apesar de mais econômicas, elas exigem alguns cuidados por parte dos motoristas antes de pegarem as estradas. A revisão do carro é fundamental para uma viagem segura e confortável, devendo ser realizada com antecedência.  Veja alguns itens que devem checados:

Pneus

A inspeção deve ser feita em todos os pneus, inclusive no estepe. Em casos de bolhas, a substituição deve ser imediata por conta do risco de explosão na estrada, onde o pneu é exposto a uma temperatura maior, aumentando a pressão interna. Os pneus devem estar alinhados, calibrados e os sulcos devem ter no mínimo 1,6 mm de profundidade, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.

Rodas

Nas rodas de ferro, verifique se a estrutura está amassada. Caso algum pneu esteja com a calibragem menor que os demais, é provável que a roda esteja irregular. Já as rodas de liga leve podem apresentar trincados, o que exige sua substituição. Em caso de dúvidas, consulte o borracheiro de sua confiança.

Além de checar os pneus e as rodas, verifique se o triângulo, o macaco e a chave de roda estão em bom funcionamento, para o caso de haver necessidade de trocar o pneu durante a viagem

Alinhamento e balanceamento

Tão importante quanto as condições dos pneus e das rodas é o alinhamento da suspensão e o balanceamento das rodas. Em muitos casos, só se percebe uma alteração quando o carro atinge altas velocidades, o que é comum nas estradas.

Fluidos

Todos os fluidos e filtros devem ser verificados antes de a viagem começar. Deve ser conferido o nível, a validade e possíveis vazamentos do óleo do motor e transmissão, do fluido dos freios, da direção e da embreagem e do liquido de arrefecimento. Também deve ser verificado o nível de combustível do reservatório de partida a frio nos carros flex.

Sistemas elétricos

Todas as lanternas, faróis e piscas devem estar funcionando corretamente, afim de se evitar acidentes e multas. Caso alguma lâmpada esteja queimada, a substituição é fácil e deve ser providenciada de imediato.

Limpeza dos vidros

Confira se os limpadores e desembaçadores estão funcionando corretamente. Além disso, cheque o reservatório de água e as condições das palhetas. Palhetas ressecadas impedem a limpeza adequada no vidro, o que pode provocar acidentes.

Revisão não substitui o seguro

A revisão do automóvel previne alguns riscos inerentes às viagens. Porém, para viajar de com segurança e tranquilidade, garanta que o seu carro esteja segurado. Contrate cobertura contra colisões, incêndios, roubos/furtos e danos a terceiros. Conte com Assistência 24h, guinchos entre outras vantagens.

A Tokio Marine oferece Seguros para todos os bolsos e perfis de motoristas

Conheça as opções de seguros, solicite uma cotação ou consulte o seu corretor.

Deixe um comentário

Você pode gostar

Utilizamos cookies para proporcionar melhor experiência online. Ao navegar aqui, você concorda com nossa política de privacidade e o uso de cookies. Aceito Leia mais